NOSSO BLOG

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como os tratamentos ortodônticos ajudam na prevenção de problemas orais

Como os tratamentos ortodônticos ajudam na prevenção de problemas orais

Os dentes são importantes não apenas para a estética, mas para a saúde bucal. A má posição dos dentes pode causar problemas de mordida, dor nas articulações e até mesmo dor de cabeça. Os tratamentos ortodônticos corrigem a posição dos dentes e, consequentemente, previnem problemas orais. 

A seguir, saiba quais problemas e doenças bucais o tratamento ortodôntico ajuda a prevenir. 

doctor orthodontist shows how system braces teeth is arranged CopyO que é tratamento ortodôntico?

O tratamento ortodôntico é uma série de técnicas utilizadas para corrigir a posição dos dentes e dos ossos maxilares. Ele é realizado com a ajuda de aparelhos – como aparelhos fixos, móveis e alinhadores transparentes. Cada um deles tem indicações específicas e o tratamento é realizado de acordo com as necessidades do paciente. 

Independente do tipo de aparelho usado, o tratamento ortodôntico também serve para prevenir diversos problemas orais, que veremos agora. 

 

Prevenção de problemas estéticos

Quando a pessoa tem os dentes desalinhados ou desproporcionais, geralmente, fica insatisfeita com a sua aparência. A Ortodontia ajuda a corrigir esses problemas, que causam danos estéticos comuns e podem afetar a autoestima e o bem-estar geral do paciente. 

Ela também é usada para prevenir espaço entre os dentes e malformações nas arcadas dentárias. Alinhando corretamente os dentes, é possível melhorar o aspecto estético e prevenir futuros problemas de insatisfação com a aparência.  

Criança fazendo tratamentos ortodônticos

Prevenção de complicações durante o crescimento

Você já ouviu falar em ortodontia preventiva?  

Essa prevenção, geralmente, é feita na infância por meio de tratamento com aparelhos ortodônticos ou ortopédicos funcionais, utilizados para remodelar e redirecionar o crescimento dos dentes e dos ossos da face, para que assim, os dentes também possam se desenvolver de forma harmônica.  

Alguns problemas que ela previne, são:  

  • Má oclusão dentária (posição dos dentes e dos maxilares); 
  • Mordida errada (aberta, fechada, cruzada); 
  • Prognatismo (queixo muito para a frente); 
  • Retrognatismo (queixo muito para trás). 

Quando feita de forma correta e oportuna, a ortodontia preventiva pode evitar procedimentos longos e trabalhosos durante toda a vida do paciente, como usar aparelhos ortodônticos fixos, extrair dentes permanentes ou até mesmo realizar cirurgias – como a cirurgia ortognática, realizada para corrigir deformidades no maxilar. 

Saiba mais sobre tratamento ortodôntico na infância 

Prevenção de doenças bucais

Quando as posições dos dentes e da arcada dentária são corrigidas, é possível realizar a higienização bucal com maior eficiência, principalmente o uso de fio dental e escovação. Assim, fica mais fácil prevenir doenças bucais, pois a boa higiene contribui para uma boca saudável. 

Além disso, os tratamentos ortodônticos ajudam a prevenir desgastes, envelhecimento e perda de dentes. Isso porque, cada dente possui uma função na boca, e se eles estiverem na posição correta, serão usados adequadamente na mastigação. 

Benefícios de realizar tratamentos ortodônticos preventivo

Tratar problemas ortodônticos desde cedo – na infância e adolescência – traz benefícios para todas as fases da vida, inclusive a vida adulta. Entre as vantagens, podemos citar: 

  • Corrige problemas no crescimento dos ossos e músculos da face; 
  • Evita a necessidade de tratamentos mais complexos no futuro; 
  • Melhora a aparência e harmonia facial; 
  • Ajuda a solucionar dores orofaciais, como dores de cabeça e na mandíbula; 
  • Proporciona melhora na higiene bucal; 
  • Ajuda na formação dos dentes permanentes; 
  • Evita a perda de dentes; 
  • Melhora o funcionamento da articulação temporomandibular (ATM); 
  • Fortalece do assoalho bucal (músculos do “céu da boca”); 
  • Aumenta a autoestima e bem-estar. 

Sorriso lindo em tratamentos ortodônticosQuando é mais aconselhável iniciar um tratamento ortodôntico?

Embora existam tratamentos ortodônticos para crianças e adultos, optar por realizá-los na infância é ideal para a prevenção de problemas orais.  

No entanto, nunca é tarde para cuidar da saúde bucal. A Ortodontia na vida adulta também é muito importante, pois pode ajustar diversos problemas formados ao longo da vida, como o desalinhamento dos dentes e da mordida.  

Mesmo que você não tenha realizado um tratamento ortodôntico preventivo, corrigir problemas já existentes também ajudará a prevenir doenças bucais, além de contribuir para a melhora da aparência e funcionalidades como fala e mastigação.  

 

Se você deseja corrigir problemas ortodônticos e prevenir doenças bucais, faça uma avaliação com nossos profissionais de ortodontia na Barini Odontologia. 

Quanto antes começar o tratamento, mais prevenido você estará, ajudando a manter a saúde bucal a longo prazo. 

Dr. Pedro Barini especialista em ortodontia

Dr. Pedro Barini Ortodontista CRO-GO 3286

 

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Veja mais

Deixe seu Whatsapp que entraremos em contato com você

Agende Sua Avaliação