NOSSO BLOG

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Importância da forma que mastigamos

Simulação, para entendermos a Importância da forma que mastigamos

Mastigação é o ato de morder, triturar e pasteurizar os alimentos. Trata-se da primeira e uma das mais importantes fases da digestão. Apenas com esta descrição, já ficou clara a importância da forma que mastigamos, não é mesmo? 

Nas linhas que seguem, mostramos tudo o que é preciso saber sobre mastigação! Confira! 

Quais os problemas causados pela mastigação errada? 

Veja dois dos principais danos causados pela mastigação errada 

Problemas na digestão  

Uma mastigação ineficiente pode causar desconforto como gases, azia, queimação no esôfago e no estômago, sensação de empachamento e má absorção de nutrientes como vitaminas e minerais. 

Isso acontece porque, partindo da boca, o bolo alimentar desce pela faringe, em seguida esôfago e chea ao estômago, onde os ácidos estomacais agem sobre o alimento triturado, para poder enviá-lo ao intestino e, então, promover a absorção dos nutrientes. Enfim, se a mastigação já foi deficitária, as outras fases da digestão também serão.  

A importância da forma que mastigamos, criança comendo maça.Perda de dentes 

Ao mastigarmos incorretamente por vários anos, podemos sobrecarregar alguns dentes, deixando-os enfraquecidos. Com o tempo, eles podem ficar amolecidos, levando à perda de dentes. 

Isso é devido à mastigação unilateral (usando apenas um lado da arcada dentária para mastigar). Além disso, os problemas de oclusão levam à movimentação as arcadas.  

Outras questões causadas quando mastigarmos de forma incorreta sai: 

  • Problemas na ATM (Articulação Têmporo-Mandibular); 
  • má absorção de nutrientes; 
  • dor nos músculos da face; 
  • desgaste dos dentes; 
  • retração na gengiva; 
  • dores de cabeça; 
  • ganho de peso; 
  • má oclusão (mordida errada); 
  • sensibilidade nos dentes ou na gengiva; 
  • dores nos músculos faciais; 
  • dentes mal posicionados; 
  • problemas respiratórios; 
  • alterações estéticas; 
  • retração gengival; 
  • zumbido no ouvido; 
  • fratura dos dentes; 
  • dentes tortos; 
  • bruxismo; 
  • estalos; 
  • cáries; 
  • entre outros. 

Por que a forma como mastigamos é tão importante? 

A mastigação tem grande importância em vários aspectos, como fortalecer a musculatura orofacial e melhorar a destreza durante a fala. 

Confira todos os benefícios do ato de mastigar! 

Favorece a digestão 

Como já pincelamos na introdução, o objetivo principal da mastigação é degradar mecanicamente os alimentos, reduzindo-os ao tamanho ideal para a deglutição. Além disso, o contato de certos alimentos com a saliva também é fundamental para esse processo. Entenda adiante! 

Eleva o tempo de contato saliva-alimento 

Além da trituração dos alimentos, o contato com a saliva também é marcado como o início da fase de digestão. Isso porque, a enzima amilase, presente na saliva, “quebra” o amido (existente em carboidratos – pão, arroz, massas etc.) em moléculas menores.  

Promove a saciedade 

Quando os alimentos são mastigados adequadamente, a sensação de saciedade é alcançada de forma mais rápida. Com isso, a pessoa se sacia com menos quantidade de alimentos, ajudando a controlar a quantidade de comida ingerida. 

Esse benefício é importante, sobretudo, para pacientes diabéticos, pessoas obesas, com problemas de colesterol elevado e todas aquelas que apresentam dificuldades em manter o peso no nível considerado saudável. 

Evidencia o sabor do alimento 

Além de todas as vantagens para a saúde, a mastigação correta faz com que o sabor dos alimentos fique mais intensos. Assim, ao comer com prazer, e você aprecia suas refeições e vê a necessidade de comer mais diminuída. 

Melhora a absorção de nutrientes 

Se o alimento chega ao estômago e ao intestino com a trituração adequada, é de se esperar que a absorção dos nutrientes (aminoácidos da “quebra” de proteínas pelas enzimas estomacais, vitaminas, minerais, açúcares, gordura e outros elementos) seja facilitada exponencialmente. 

Quais as dicas para melhorar a forma que mastigamos? 

Agora mostramos a você como mastigar direito: 

  • controle a velocidade com que se alimenta, ou seja, mastigue devagar; 
  • mastigue 15 vezes cada garfada antes de engolir, e tente aumentar aumente gradativamente para cerca de 20 mastigações; 
  • apoie os talheres no prato enquanto mastiga uma porção de alimento; 
  • espere 15 segundos antes de comer uma nova garfada. 

Por fim, é preciso ter consciência de que mudar o comportamento — principalmente para as pessoas que até o momento não seguiam as dicas acima — pode demorar um pouco a ser feito plenamente. 

Por isso, enquanto você adquire novos hábitos e abandona os antigos, é importante perceber e avaliar os aspectos positivos. Dessa forma, será mais fácil incorporá-los à maneira como você mastiga. 

Homem idoso fazendo lanche da tarde com a esposa, mostrando a importância da forma que mastigamos.Devo procurar um dentista para melhorar a mastigação? 

Muitas vezes, a posição dos dentes e a forma como as arcadas dentárias se tocam não são anatomicamente nem funcionalmente satisfatórias — algo resolvido pela ortodontia 

Por isso, muitas vezes, mesmo seguindo as dicas apresentadas, a forma como mastigamos não favorece a digestão ou causam dores no ato mastigatório. Nestes casos, é aconselhável fazer uma visita ao seu dentista e informar o problema.  

No entanto, é possível que você não identifique essa questão ao mastigar. Por isso, aqui vai mais uma dica: se mesmo após fazer das dicas para melhorar a mastigação um hábito, você perceber que sente os sintomas causados pela trituração deficitária dos alimentos, procure seu dentista! 

Neste texto, você viu a grande importância da forma que mastigamos para a digestão. Esperamos que as dicas e demais informações sejam úteis para você e sua família. 

Agora, agende uma visita com um de nossos profissionais!

Dr. Pedro Barini especialista em ortodontia
Dr. Pedro Barini
Ortodontista
CRO-GO 3286

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Veja mais

Deixe seu Whatsapp que entraremos em contato com você

Agende Sua Avaliação