É de grande importância levar seu filho ao ortodontista, mesmo que os dentes de leite não tenham caído.

Será que é necessário esperar todos os dentes nascerem? Devo levar só quando meu filho tiver dentes permanentes? Tem uma idade certa? 

Se você também tem uma – ou todas essas dúvidas – continue conosco e descubra qual é o momento ideal para essa consulta. 

Essa é a dúvida de muitos pais quando começa o nascimento dos dentes de seus filhos: quando a criança deve usar aparelho ortodôntico? Talvez você até já o tenha levado ao odontopediatra, mas tenha dúvidas sobre o momento ideal de levá-lo ao ortodontista. 

Alguns pais, inclusive, acabam achando que só é necessário levar o filho à essa consulta se os dentes estiverem muito tortos ou desalinhados. Esse é um grande erro e deve ser evitado para prevenir problemas maiores. 

Mas a tia Aline, nossa Odontopediatra da Barini, preparou uma matéria especial sobre esse assunto. Fique com a gente! 

AFINAL, QUAL É A IDADE CERTA? 

Ao contrário do que muitos pais pensam, cuidar do alinhamento dos “dentes de leite” da criança, é fundamental. Mas, esses dentes não irão cair? Sim, mas o aparelho ortodôntico é capaz de realinhar os “dentes de leite”, além dos ossos que os sustentam, assim, os dentes permanentes não nascerão tortos. 

Por isso, é fundamental levar seu filho ao ortodontista assim que os primeiros dentes começarem a nascer. 

IMPORTÂNCIA DE LEVAR A CRIANÇA AO ORTODONTISTA 

A visita ao ortodontista, além de ter cuidado com a estética, também é fundamental para tratar outras causas. Dentes desalinhados acarretam uma série de outros problemas na criança, como: 

  • Dificuldade na mastigação; 
  • Dificuldade na fala e dicção; 
  • Problemas respiratórios; 
  • Problemas gástricos; 
  • Dores de cabeça; 
  • Disfunções na mandíbula; 
  • Problemas gengivais; 
  • Cáries e mau hálito; 
  • Sofrimento de bullying e problemas sociais na infância. 

Quando a criança recebe o tratamento adequado desde cedo, evita que vários problemas avancem e se tornem mais complexos na adolescência e fase adulta. 

QUAIS PROBLEMAS ORTODÔNTICOS A CRIANÇA PODE TER? 

  • Mordida cruzada anterior: os dentes incisivos inferiores cobrem os inferiores quando a mordida está fechada; 
  • Mordida cruzada posterior: os dentes de trás superiores e inferiores são invertidos, podendo ocorrer em apenas um, ou dois lados – unilateral ou bilateral; 
  • Mordida aberta: os dentes da frente não se tocam durante a mordida; 
  • Dentes desalinhados, sobrepostos ou apinhados: um ou mais dentes sobre os outros ou agrupados pela falta de espaço na boca; 

SINTOMAS DE PROBLEMAS ORTODÔNTICOS EM CRIANÇAS 

Seu filho apresenta algum desses sintomas? Fique atento: 

  • Dentes de baixo cobrindo os de cima; 
  • Queixo muito para frente; 
  • Os dentes não se tocam ao fechar a boca, deixando um espaço entre eles; 
  • Respiração pela boca ou dormir de boca aberta; 
  • Desproporção na arcada dentária; 
  • Dentes irregulares e desalinhados. 
  • Se notar esses sintomas no seu filho, é sinal de que ela possa precisar de um tratamento ortodôntico, e, quando mais cedo iniciar o tratamento, melhor será para o seu desenvolvimento. No entanto, mesmo que a criança não demonstre nenhum desses sinais, é importante realizar a consulta para o acompanhamento da formação dos dentes e ossos da face. 

 

COMO É REALIZADO O TRATAMENTO ORTODÔNTICO EM CRIANÇAS 

Existem tratamentos ortodônticos específicos para a saúde bucal dos pequenos, além de ser dividido em três fases: 

Preventivo: realizado na dentição primária – “dentes de leite” – para prevenir que a criança desenvolva mordida errada e que os dentes nasçam tortos; 

Interceptivo: realizado na troca dos dentes com aparelhos, expansores e aparelhos ortopédicos, para corrigir o nascimento errado dos dentes permanentes; 

Corretivo: realizado nos dentes permanentes para corrigir problemas que se formaram. Pode ser feito com aparelhos fixos ou removíveis 

A Dra. Aline irá avaliar e definir o melhor tratamento conforme a fase em que o seu filho se encontra, além do problema que ele possui. 

Quando devo levar meu filho ao dentista? Antes dos dentes de leite caírem? Venha para a Barini e vamos te ajudar.

BENEFÍCIOS DA ORTODONTIA PARA CRIANÇAS 

As crianças estão em fase de crescimento, por isso, tudo é mudança. Acompanhar esse desenvolvimento de forma saudável e intervir quando necessário, fará com elas tenham uma melhor experiência na transição dessa fase da vida. 

Corrigir problemas ortodônticos em crianças possibilitará uma melhor qualidade de vida nesta fase e nas futuras, pois o ajuste desses problemas trará diversos benefícios, como: 

  • Melhora na mastigação e, consequentemente, na digestão; 
  • Melhora no desenvolvimento do corpo como um todo; 
  • Melhor fala e dicção; 
  • Boa respiração e boas noites de sono; 
  • Saúde bucal em dia; 
  • Bom desenvolvimento nas atividades do dia a dia, como estudos e brincadeiras; 
  • Mais confiança, alegria e vontade de se relacionar com os amigos. 

Fornecer o tratamento que a criança necessita fará com que ela tenha uma fase plena e cheia de bem-estar. Isso é importante para o seu desenvolvimento infantil, aprendizado e crescimento. 

HÁBITOS QUE PODEM CONTRIBUIR PARA PROBLEMAS ORTODÔNTICOS EM CRIANÇAS 

Sabemos que as crianças às vezes têm hábitos difíceis de deixar, não é mesmo? Seu filho costuma chupar o dedo ou chupeta, faz uso em excesso de mamadeira ou morde objetos? Tudo isso pode contribuir para os problemas ortodônticos, principalmente o desalinhamento dos dentes frontais e formato dos maxilares.  

É importante conversar com o seu filho e procurar desacostumá-lo dessas práticas para evitar a má formação dentária.  

POR QUE PROCURAR UM ESPECIALISTA EM ORTODONTIA PEDIÁTRICA? 

É comum que muitos pais fiquem perdidos quanto à saúde dos seus filhos, sem saber se a criança está se desenvolvendo bem em todos os aspetos, você também sente essa preocupação? Se sim, buscar a orientação de um especialista é fundamental, mesmo que você não note ou não saiba identificar sintomas de irregularidades. 

O Odontopediatra é o profissional certo para te ajudar a saber se está tudo bem com o desenvolvimento bucal do seu filho, e, se não estiver, orientará quanto à melhor solução. 

Por isso, quanto mais cedo seu filho realizar a consulta com a Dra. Aline aqui na Barini, mais saudável será o seu desenvolvimento. 

Além disso, manter as consultas de rotina é importante para evitar cáries e garantir a saúde bucal das crianças, e aqui essas consultas são realizadas com muita brincadeira e diversão, assim, elas saem contentes e com a saúde bucal em dia. 

Traga seu filho para uma consulta na Barini, a tia Aline está esperando por ele! 

Saiba mais sobre Odontopediatria. 

Dr. Pedro Barini especialista em tratamentos odontológicos em Goiânia-GO
Dr. Pedro Barini
Ortodontista
CRO-GO 3286