Periodontia

A periodontia trata a doença periodontal que, na verdade, é um

conjunto de três doenças as quais vão evoluindo da mais

até a mais grave, como se fossem estágios: a gengivite

a periodontite e a periodontite avançada.

Periodontia

A periodontia trata a doença periodontal

que, na verdade, é um conjunto de três

doenças as quais vão evoluindo da mais

leve até a mais grave, como se fossem

estágios: a gengivite, a periodontite e a

periodontite avançada.

.

O QUE É

PERIODONTIA?

A periodontia é a área da odontologia cujo objetivo é

estudar, diagnosticar, prevenir e tratar os tecidos que

sustentam e circundam os dentes e seus substitutos.

Os sinais de que você deve procurar um

profissional são: gengiva sangrando com facilidade,

dentes com mobilidade sem causa aparente,

alterações na posição dos dentes e retrações

gengivais. Lembrando, o ideal é manter consultas

regulares ao dentista.

A PERIODONTITE?

Sim. Fumantes e pessoas diagnosticadas com

diabetes tem cerca de 03 vezes mais chances de

desenvolver doenças periodontais.

.

O QUE É

PERIODONTIA?

A periodontia é a área da odontologia cujo objetivo

é estudar, diagnosticar, prevenir e tratar os

tecidos que sustentam e circundam os

dentes e seus substitutos;

Os sinais de que você deve procurar um

profissional são: gengiva sangrando com

facilidade, dentes com mobilidade sem

causa aparente, alterações na posição

dos dentes e retrações gengivais.

Lembrando, o ideal é manter

consultas regulares ao dentistas.

Sim. Fumantes e pessoas diagnosticadas

com diabetes tem cerca de 03 vezes mais

chances de desenvolver doenças

periodontais.

PERIODONTIA

A limpeza dentária evita que doenças nos dentes e nas gengivas se desenvolvam, ela auxilia na prevenção; isto porque remove todos os resíduos da placa bacteriana. Com o passar do tempo, se não for removida esta placa pode se transformar em tártaro, também chamado cálculo dental, é a placa enrijecida que se localiza nos dentes ou sob a gengiva.

Um dos procedimentos efetuados em consultório, é a raspagem e aplanamento radicular, o profissional da Periodontia, utiliza instrumentos eletrônicos ultrassônicos ou ferramentas manuais de raspagem. A raspagem remove de forma completa a placa bacteriana e o acúmulo de tártaro, isto ocorre após avaliar com cuidado e precisão a área entre as gengivas e os dentes.

INFORMAÇÕES SOBRE PERIODONTIA

Periodontia

É a especialidade que estuda, diagnostica, previne e trata as condições que acometem os tecidos de sustentação dos dentes, que são as gengivas, o ligamento periodontal e os ossos alveolares.

Causas da Gengivite e Periodontite

As principais causas são os maus hábitos de higiene oral, como falhas na escovação, não uso do fio dental e do enxaguante bucal, quando indicado. Isso leva ao acúmulo de placa bacteriana e tártaro, inflamando as gengivas (gengivite) e, a seguir, os tecidos adjacentes (periodontite).

Placa Bacteriana

A placa bacteriana é a principal responsável pelas inflamações dos tecidos periodontais. Trata-se de uma colônia de bactérias que se formam sobre restos alimentares (não removidos com a escovação) na superfície dos dentes. As bactérias alí presentes liberam toxinas que são responsáveis que causam cáries e afetam os tecidos moles que circundam os dentes (periodontite).

Tártaro ou Cálculo Dental

O tártaro, ou cálculo dental, é um grande problema para a periodontite. Trata-se da placa bacteriana endurecida por calcificação, devido à permanência sobre os dentes. Quando há muito tártaro significa que há muitas falhas no processo de higiene oral. O periodontista resolver esse problema e ainda orientá-lo a evitar que o tártaro se forme novamente.

Consulta a um Periodontista

A consulta a um periodontista deve ocorrer tão logo você desconfie do problema observando sintomas como sangramento gengival, retrações gengivais, hipersensibilidade nos dentes, formação excessiva de tártaro, dentes amolecidos, alteração na posição dos dentes e aumento entre os espaços dos dentes.

Pessoas Fumantes

Quem fuma é um caso em particular. Esses pacientes deveriam se consultar com um periodontista, pois têm maior tendência a desenvolver doença periodontal e de maneira mais rápida, embora silenciosa, o que pode levar a perdas dentais de forma aparentemente repentina.

A Importância de Tratar a Periodontite

O não tratamento das doenças periodontais gera a destruição óssea que leva ao amolecimento e consequente perda dos dentes. Além disso, as doenças periodontais mobilizam o sistema imunológico devido à sua inflamação constante. Assim, contribuem para doenças sistêmicas como a diabetes e a endocardite bacteriana, doença cardíaca grave.

INFORMAÇÕES SOBRE PERIODONTIA

Causas da Gengivite e Periodontite

Placa Bacteriana

Tártaro ou Cálculo Dental

Consulta a um Periodontista

Pessoas Fumantes

A Importância de Tratar a Periodontite

Saiba mais sobre a Periodontia, conheça nosso blog.

A Barini Odontologia traz para Goiânia o que existe de mais moderno em tratamentos odontológicos e ortodônticos, com qualificação e certificação da equipe assim como tecnologias de última geração.

São mais de 15 mil pacientes tratados, documentados e satisfeitos, com índice de 98% de “ótimo”, conforme última pesquisa realizada pela empresa Grupom.

Atualmente, oferecemos tratamentos ortodônticos personalizados para cada caso, agende sua consulta e descubra como podemos ajudar.

FAQ – Perguntas Frequentes

O diagnóstico é feito através de entrevista com o paciente e exames físicos como a palpação na região. Exames complementares como tomografia e ressonância magnética podem ser úteis para firmar o diagnóstico e estabelecer o tratamento.

O tratamento costuma iniciar com uma limpeza bem caprichada cujo objetivo é eliminar toda a placa bacteriana. Normalmente se utilizam ultrassons, polidores e curetas (instrumentos de limpeza) para raspar e destruir as placas, restabelecendo a saúde dental. O especialista pode usar uma anestesia local.

A Recessão Gengival consiste na diminuição da gengiva que cobre o dente, deixando-o mais exposto e aparentemente mais longo. Pode acontecer apenas em um dente ou em vários ao mesmo tempo.

As fases de todo tratamento ortodôntico compreendem:

• Exame Inicial, diagnóstico e planejamento;
  • Instalação do aparelho ortodôntico;
  • Alinhamento e nivelamento dos dentes;
  • Etapa intermediária do tratamento ortodôntico;
  • Etapa de finalização;
  • Fase de contenção.

A gengiva e o osso são responsáveis pela proteção dos dentes, caso ocorra progressão da recessão e não tratamento o dente pode começar a ficar com mobilidade até a perda dentária. Sem falar da autoestima do paciente que fica comprometida devido ao aspecto de dente alongado ao sorrir.

Barini Odontologia e Ortodontia - Dr. Pedro Barini Cirurgião-Dentista / CRO-GO 3286