Você, como a grande maioria das pessoas, já deve ter ouvido falar que o excesso de antibióticos estraga os dentes. Mas será que tal afirmação é verdadeira? Se for, se enquadra em todos os antibióticos?
Vamos destrinchar este assunto relacionado a antibióticos, saúde e estética bucal nas linhas que seguem. Acompanhe!
Tomar muitos antibióticos estraga os dentes?
Depende. Usar certos antimicrobianos na infância pode, de fato, gerar prejuízos na fase adulta, mas não necessariamente “estragar os dentes”. Confira os fatores e danos atrelados.
Antibiótico tetraciclina e dentição
Felizmente, a maioria dos antibióticos prescritos por dentistas e médicos não danificam estrutura e estética dental. Contudo, um antibiótico chamado tetraciclina, se ingerido na infância — especificamente na formação dos dentes permanentes — pode afetar a constituição do tecido ósseo. Além disso, sua ingestão por gestantes pode afetar os dentes dos bebês, ou seja, os primeiros dentinhos já podem nascer manchados ou escurecidos.
O motivo é fácil de entender: a substância possui afinidade pela dentina e pelo esmalte dos dentes, sendo depositado no cálcio do dente em formação, escurecendo-os. As manchas podem ter tons variados: amarelados, acastanhados ou acinzentados.
Cabe ressaltar que isso é mais comum se a criança utilizar a tetraciclina em excesso, ou seja, se o medicamento for receitado para tratar várias infecções durante a infância.
Antibióticos com açúcar na composição
Aqui, não se trata apenas dos antibióticos prejudicarem os dentes, mas qualquer medicamento em forma de xarope ou com substâncias para dar sabor e viscosidade. Por conterem açúcar, eles podem causar cáries, que podem ter coloração escurecida.
Antibióticos com ingredientes ácidos
Além do açúcar, muitos medicamentos, incluindo os antibióticos, podem conter substâncias ácidas, as quais também podem prejudicar o esmalte, tanto dos dentes de leite quanto dos dentes permanentes.
Quais os cuidados necessários para manter a saúde bucal ao usar antibióticos?
Tomar antibióticos com tetraciclina ou em meio açucarado na infância nem sempre é sinônimo de dentes escuros, nem de cáries. Ou seja, mesmo que, em alguns casos as crianças necessitem fazer uso prolongado de tais medicamentos, há certos cuidados que ajudam na manutenção da saúde e da estética do sorriso.
Higiene bucal
Para isso, procure manter a boa higiene bucal dos pequenos, escovando os dentes com cremes dentais com flúor após as refeições, além do fio dental. Lembre-se que os produtos com flúor não podem ser engolidos.
Assim, escove os dentes dos bem pequenos com cremes dentais fluoretados apenas durante o uso de antibiótico e enxágue muito bem a boquinha da criança. E quando o período de uso do antimicrobiano acabar, volte a usar a pasta de dente infantil (sem flúor).
Ingestão de doces
Outra medida é evitar os doces quando a criança estiver tomando antibiótico. Além disso, procure escovar os dentes do seu filho sempre que der a ele antibióticos em forma de xaropes.
Vale mencionar que, atualmente, os médicos costumam prescrever outros tipos de antibióticos para evitar as manchas nos dentes, deixando a tetraciclina para as situações em que outros antimicrobianos não conseguem combater a infecção.
O que fazer para eliminar as manchas causadas por antibióticos?
Infelizmente, o pensamento dos profissionais de alguns anos atrás era diferente. Não havia essa preocupação em não prescrever a tetraciclina na infância para evitar manchas nos dentes. Então, se seus dentes são manchados devido ao uso excessivo de tetraciclina na infância, procure seu dentista para saber as várias opções para clarear os dentes: como métodos de clareamento dental, colocação de lentes de contato ou facetas dentais.
Agora, entre em contato conosco e saiba mais sobre as nossas opções para acabar com as manchas causadas por antibióticos ou outros fatores!
Dr. Pedro Barini
Ortodontista
CRO-GO 3286