Muitas pessoas têm o sonho de ter os dentes alinhados e o sorriso perfeito, e para isso, há a necessidade de recorrer a aparelhos ortodônticos.
E é justamente aí, que as pessoas desistem, antes mesmo de começar, devido à dificuldade de limpeza, alimentação e também por estética.
O aparelho ortodôntico foi elaborado para corrigir a posição dos dentes, muitas vezes para melhorar a aparência ou por necessidade – como mordida cruzada.
Atualmente existe uma variedade de aparelhos dentários, e se você deseja usar um que corrija e, ao mesmo tempo, seja discreto, o aparelho lingual é uma ótima pedida.
Para entender melhor o que é aparelho lingual, suas indicações e vantagens, não deixe de conferir este artigo. Boa leitura!
O que é o aparelho lingual?
O aparelho lingual pode ser definido como uma estrutura que é colocada atrás dos dentes. Ele tem a função de corrigir desvios da arcada dentária, no processo de crescimento da dentição.
Este aparelho é parecido com o modelo que já conhecemos aquele com bráquetes e fio metálico, entretanto há a algumas diferenças. Pois além de ser instalado na arcada interna dos dentes, ele tem um formato diferente do aparelho convencional. O que requer treinamento específico do profissional.
Se você deseja alinhar os dentes, mas sem deixar o acessório à mostra, esse é o aparelho mais indicado, pois não compromete a sua aparência durante todo o tratamento.
Existem outros aparelhos que prometem não “atrapalhar” sua aparência, entretanto este é o único aparelho ortodôntico considerado invisível.
Se você está se perguntando sobre a demora do tratamento com este tipo, saiba que ele dura praticamente o mesmo tempo do tradicional, o aparelho fixo, às vezes um pouco mais rápido, entretanto, a manutenção é mais demorada, devido aos cuidados necessários.
Como funciona o aparelho?
O aparelho sublingual funciona praticamente da mesma forma que o aparelho fixo, como dissemos mais acima, é utilizado os mesmos materiais: bráquetes e o fio que sustenta e regula o alinhamento dos dentes.
A diferença é que o design do aparelho é diferente, justamente para dar mais conforto ao paciente, uma vez que ele é colado na região vestibular dos dentes.
Lembre-se: sempre opte por profissionais especializados e competentes, já que este tratamento ortodôntico requer muito mais cuidado.
Como funciona a higienização deste aparelho ortodôntico?
O processo de higienização bucal é o mesmo, escovar com cuidado e de forma leve a área onde o acessório se encontra. Também deve utilizar o passa fio para auxiliar no uso do fio dental e usar o enxaguante bucal para uma limpeza completa.
Com os bráquetes, você está mais suscetível a um maior acúmulo de resíduos alimentares, o que contribui para o surgimento de tártaro, cáries, gengivite e entre outros problemas que comprometem o tratamento e a sua saúde bucal.
Quais são as indicações para o aparelho lingual?
O aparelho não é indicado para qualquer pessoa que precisa de correção ortodôntica, por este motivo, é necessária a avaliação de um especialista.
Podemos citar como exemplo a utilização desse aparelho em crianças, que não é indicado, pois, seus dentes ainda estão em formação, tornando o processo um pouco mais delicado e mais caro que o aparelho fixo.
Geralmente quem opta por este tratamento, são pessoas que não querem que o aparelho interfira na sua aparência e afete a sua autoestima. Principalmente em ambientes de trabalho.
Profissionais que atuam com o esporte, por exemplo, e precisam da correção ortodôntica, também optam pelo uso do aparelho lingual, já que as chances de machucar são bem menores, pois o aparelho não está em contato com os lábios.
Quais são as vantagens em utilizar o aparelho lingual?
É normal achar que este tipo de aparelho incomoda e tem uma série de desvantagens, mas o que temos para dizer a você é que o aparelho ortodôntico lingual tem muito mais vantagens do que imagina. Vamos conferir quais são?
- O aparelho fica totalmente escondido na boca, o que contribui com o cuidado com a estética do paciente;
- Pode ser utilizado nas duas arcadas, ao mesmo tempo;
- O paciente percebe mais fácil a evolução do tratamento, pois os bráquetes estão na parte de trás;
- Se precisar fazer algum tipo de tratamento em concomitância ao uso do aparelho é possível, como clareamento e restauração;
- Os lábios não ficam para frente, já que o aparelho não encosta nesta região por localizar-se na parte interna da boca;
- Por fim, melhora a autoestima do paciente, pois o aparelho ortodôntico é totalmente invisível.
São muitas vantagens, não é mesmo? Por esses motivos que citamos acima, este tratamento é um dos que mais dão certo e dificilmente as pessoas desistem no meio do caminho, pois o paciente se sente motivado ao perceber o alinhamento dos dentes e também por não ter sua estética prejudicada.
E quais são as desvantagens em utilizar este aparelho ortodôntico?
Mesmo com tantas vantagens, como em muitas situações, a utilização desse aparelho pode trazer alguns incômodos ao paciente.
Abaixo vamos listar algumas desvantagens do aparelho ortodôntico lingual:
- Manutenção mais demorada do aparelho, pois requer mais cuidados que o aparelho convencional;
- Surgimento de feridas e machucados na região da língua, por estar em contato direto;
- O valor é um pouco mais alto em comparação ao aparelho fixo convencional;
- No início o paciente pode ter distorções na fala, pois ao falar a língua encosta na parte de trás dos dentes.
Apesar das desvantagens, ainda assim são situações contornáveis e com adaptações é possível fazer todo o tratamento.
Agora que você já sabe como funciona este método de correção ortodôntica, procure conversar melhor com o seu dentista para saber se o aparelho lingual é o tratamento mais indicado para a correção dos seus dentes.
Ficou interessado e quer saber mais sobre este assunto? Então confira os 6 sinais de que você precisa usar aparelho ortodôntico!
Dr. Pedro Barini Ortodontista CRO-GO 3286