HIGIENE BUCAL: ONDE VOCÊ ESTÁ ERRANDO?

Menina do dentista fazendo higiene bucal

HIGIENE BUCAL: ONDE VOCÊ ESTÁ ERRANDO?

As aparências podem estar enganando você e criando a ilusão de que o seu ritual na hora de higienizar os dentes está andando a mil maravilhas. Mas alguns detalhes podem fazer toda a diferença para realizar sua higiene bucal de forma correta e manter o seu sorriso saudável de verdade.

Por isso, o Blog do Barini reuniu os principais pontos que você deve observar pra não cometer nenhuma gafe nessa hora. Vamos lá?

1- Não vale exagerar na quantidade de creme dental

Engana-se quem acha que uma boa higiene requer aquela dose caprichada de creme dental. É importante respeitar a quantidade equivalente a um grão de ervilha para adultos, para evitar problemas dentais como fluorose dentária, causada pelo excesso de flúor. Lembre-se de que esse elemento também está presente na água encanada e na sua alimentação!

2- Nem na força

Além de machucar, o uso contínuo da força durante a escovação pode provocar sensibilidade nos dentes e doenças gengivais mais graves, como a retração. O próprio movimento das cerdas é o que garante a limpeza correta. Por isso, sem pressão!

3- Economizar tempo pra quê?

Cada escovação deve durar aproximadamente 2 minutos e ser realizada no máximo meia hora após a refeição. Menos que isso não dá pra garantir que todas as cavidades sejam higienizadas adequadamente. Então, programa-se para isso e deixe a pressa de lado!

4- Esquecer a língua? Jamais!

Além de causar mau hálito, aquela camada branca – conhecida como saburra – é placa bacteriana acumulada, que pode causar problemas mais complicados, como a xerostomia ou sensação de boca seca. Não vai bobear na hora da escovação, hein?

5- O uso do fio dental deve ser diário

Ele previne cárie, mau hálito e doenças causadas pelo acúmulo de placa bacteriana. Por isso, não vale pular esse momento da higiene bucal. Usando o fio dental uma vez por dia, você já vai perceber diferença no seu hálito. Por isso, um sorriso bonito não combina com preguiça!

Uma última orientação: seu dentista sabe direitinho o que você está fazendo de certo ou errado na hora da escovação. Por isso, não deixe de fazer a sua revisão semestral para prolongar a saúde do seu sorriso!

Siga a @bariniortodontia no instagram!