NOSSO BLOG

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Aparelho dental de porcelana: tudo o que você precisa saber

Sorriso com Aparelho dental de porcelana

Aparelho dental de porcelana: tudo o que você precisa saber 

Muitas pessoas necessitam de tratamento ortodôntico para alinhar os dentes, mas acabam adiando esse processo pelo desconforto estético de utilizar aparelho. Esse é o seu caso? Se sim, você precisar conhecer o aparelho dental de porcelana, uma opção popular para aqueles que procuram um tratamento ortodôntico estético. Ele é feito de um material translúcido que se assemelha ao esmalte natural dos dentes oferecendo uma aparência mais natural. Neste artigo, vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre o aparelho dental de porcelana, desde como ele funciona até quais os cuidados que você precisa ter. 

Lindo sorriso com aparelho de porcelanaO que é um aparelho dental de porcelana? 

Ele é um dispositivo ortodôntico utilizado para corrigir a má oclusão, composto de uma armação metálica e de placas de porcelana que são fixadas nos dentes. A porcelana é um material muito resistente e visualmente harmonioso, o que torna esse aparelho uma ótima opção para quem busca um tratamento ortodôntico funcional e esteticamente agradável.  Ele tem a mesma funcionalidade do aparelho ortodôntico convencional (de metal). É fixado aos dentes e trabalha conforme a ativação é feita pelo profissional de ortodontia durante as manutenções – as famosas trocas de “borrachinhas”. 

Por que esse aparelho é tão popular? 

Há muitas razões para isso. A porcelana é muito resistente e duradoura, o que significa que esse aparelho pode durar anos sem se desgastar. Além disso, ela é um material muito estético, o que a torna uma ótima opção para aqueles que procuram um aparelho dental que seja discreto.   Por fim, a porcelana é um material muito fácil de manter limpo e brilhante. 

Quais são os benefícios? 

Agora você vai conhecer uma variedade de vantagens do aparelho de porcelana. Entre elas, podemos citar: 

Discreto 

A porcelana é um material mais natural, que se assemelha ao esmalte do dente, o que faz com que seja menos perceptível, proporcionando uma melhor aparência do sorriso durante o tratamento. 

Resistente 

O material utilizado para a fabricação desse aparelho é a porcelana monocristalina, um material resistente e durável. No entanto, é importante notar que a porcelana pode ser arranhada ou quebrada se for exposta a impactos fortes ou objetos duros. 

Confortável 

Seu material é mais flexível, o que torna o aparelho dental de porcelana mais confortável ​​de usar. 

Eficiente 

Esse aparelho possui a mesma eficiência dos aparelhos convencionais, alinhando os dentes e proporcionando resultados ideais. 

Aparelho dental de porcelanaExistem desvantagens? 

É interessante considerar algumas questões específicas sobre esse aparelho, que podem ser desvantajosas para algumas pessoas.  

  • Possui um custo diferenciado em relação ao aparelho convencional (de metal); 
  • A cor da porcelana pode não ser exatamente da cor dos seus dentes; 
  • Ao optar por utilizar borrachinhas semelhantes à cor da porcelana (borrachinhas transparentes), essas podem amarelar mais rapidamente. 

 É importante conversar com o ortodontista sobre essas questões, pois ele irá te auxiliar no momento de considerar todas as vantagens e desvantagens para você. 

Para quem o aparelho de porcelana é indicado? 

Como vimos, esse aparelho tem a mesma funcionalidade do aparelho tradicional, sendo indicado para corrigir diversos problemas ortodônticos, como: 

  • Dentes tortos; 
  • Falta de espaço entre os dentes; 
  • Dentes apinhados; 
  • Mordida errada. 

A diferença da sua recomendação para o aparelho metálico é que ele é indicado principalmente para pacientes que procuram um tratamento mais discreto. Geralmente, adolescentes são os que mais se preocupam com essa questão, bem como adultos que trabalham utilizando sua imagem publicamente.  No entanto, qualquer pessoa que procure por mais discrição no tratamento pode considerar o uso do aparelho de porcelana. 

Aparelho ortodôntico de porcelana

Cuidados especiais com aparelho dental de porcelana 

Vale lembrar que alguns cuidados especiais são fundamentais para mantê-lo em bom estado e garantir o seu bem-estar e sucesso do seu tratamento.  

Aqui estão algumas dicas para cuidar do seu aparelho: 

  • Limpe o seu aparelho dental três vezes ao dia com uma escova macia e uma pasta dentífrica suave; 
  • Use fio dental regularmente para evitar que os alimentos fiquem presos nas áreas ao redor dos bráquetes; 
  • Se você notar qualquer sinal de manchas ou desgaste, consulte o seu ortodontista imediatamente; 
  • Não use produtos químicos fortes, como removedores de manchas, para limpar o seu aparelho, pois isso pode danificar o material; 
  • Nunca tente consertar um bráquete solto ou outra peça do seu aparelho, isso pode causar danos irreparáveis. Em vez disso, ligue para o seu ortodontista imediatamente; 
  • Tome cuidado ao escovar os dentes nas áreas ao redor dos bráquetes, você pode facilmente machucar as gengivas com a escovação vigorosa; 
  • Cuidado ao comer alimentos muito duros, mesmo sendo um material resistente, depositar muito esforço sobre o material pode danificá-lo; 
  • Se você tiver alguma dúvida sobre como limpar adequadamente o seu aparelho, pergunte ao seu ortodontista durante a sua próxima consulta. 

Quanto custa um aparelho dental de porcelana? 

Se você ficou interessado nas vantagens, é importante considerar que o seu custo varia de acordo com diversas questões do seu plano de tratamento.  Seu valor é mais elevado do que aparelhos convencionais, mas é menor do que os alinhadores transparentes.  Questões como: tempo de tratamento, complexidade do caso, profissional escolhido e tecnologia utilizada interferem no valor final. Por isso, o ideal é conversar com o ortodontista para que ele possa avaliar seu caso e lhe passar a informação precisa. 

Qual é o melhor tipo de aparelho dental para mim? 

Há muitas opções de aparelhos dentais e é importante consultar um ortodontista para descobrir qual é o melhor para o seu caso. Aparelhos dentais de porcelana são uma das opções mais estéticas, pois ficam quase invisíveis na boca. Eles também são um pouco mais confortáveis que outros tipos de aparelhos dentais.  O ortodontista é o profissional indicado para ajudar a escolher o melhor tratamento para o seu caso.  Se você está interessado em saber mais sobre esse tipo de aparelho, agende uma avaliação na Barini Odontologia e conheça todas as vantagens que ele oferece! 

Dr. Pedro Barini especialista em ortodontia

Dr. Pedro Barini Ortodontista CRO-GO 3286

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Veja mais

Deixe seu Whatsapp que entraremos em contato com você

Agende Sua Avaliação