NOSSO BLOG

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O QUE FAZER QUANDO O DENTE DA CRIANÇA NÃO NASCE ESPONTANEAMENTE?

menina deitada sobre cadeira de dentista tendo dentes examinados

O QUE FAZER QUANDO O DENTE DA CRIANÇA NÃO NASCE ESPONTANEAMENTE?

Imagine que quando o seu filho começa a troca dos “dentes de leite” para os dentes permanentes, a partir dos 6 anos, aproximadamente, eles simplesmente não apareçam?  

O que fazer nesse caso? Fique com a gente e saiba como agir nessa situação! 

MENINA QUE O DENTE NÃO NASCE ESPONTANEAMENTEPOR QUE OS DENTES DE ALGUMAS CRIANÇAS NÃO NASCEM? 

O nascimento dos dentes permanentes, geralmente, ocorre aos 6 anos, após a queda dos “dentes de leite”.  No entanto, em algumas crianças, o dente pode não nascer espontaneamente. 

Isto pode ocorrer devido ao crescimento de uma gengiva fibrosa, que pode se desenvolver devido a alguns hábitos. Vamos compreender algumas causas: 

  • Chupar o dedo ou chupeta (faz com que o tecido da gengiva fique mais endurecido, impedindo o dente permanente de nascer); 
  • Ocorrência de trauma – algum movimento brusco que ocasione uma queda precoce dos dentes de leite; 
  • Má higienização bucal – acúmulo de resíduos alimentares, resultando em inflamação e neoformação gengival. 

OS DENTES DO MEU FILHO NÃO NASCERAM ESPONTANEAMENTE, O QUE DEVO FAZER? 

A primeira coisa a fazer quando o dente da criança não nasce é procurar um odontopediatra, somente este profissional é capacitado para realizar a avaliação e posteriormente o tratamento. 

AVALIAÇÃO 

O odontopediatra realizará a avaliação da cavidade bucal da criança, bem como gengivas e dentição (dentes permanentes já existentes e “dentes de lente” ainda presentes). 

EXAMES 

Pode ser necessário que a criança realize exames radiográficos, como uma radiografia panorâmica. Esse exame possibilita visualizar toda a arcada dentária e identificar se há raiz dos dentes que ainda não nasceram. 

 

Dente da criança não cresce espontaneamente QUAIS TRATAMENTOS PODEM SER FEITOS NESSE CASO? 

 

Dependendo do resultado da avaliação, o tratamento ideal será recomendado. Veja as possibilidades: 

ULECTOMIA 

Esse é um procedimento cirúrgico que consiste no corte e remoção de tecidos gengivais anormais que podem estar cobrindo a passagem dos dentes que não nasceram. 

MANTENEDOR DE ESPAÇO 

Acessório usado quando a criança extrai ou perde os dentes de leite precocemente, bem como quando não é identificada a presença de raiz do dente permanente. Ele é usado para manter o espaço desse dente, garantindo espaço tanto para o dente nascer mais tarde quanto para a colocação de implante dentário futuramente. 

PRÓTESE PROVISÓRIA 

Também em casos de demora no nascimento do dente ou falta dele, é possível que a criança utilize uma prótese dental provisória até que o dente nasça ou faça um implante dentário permanente. Essa é uma opção em casos que afetam a estética dental. 

POR QUE CUIDAR DOS DENTES DE LEITE? 

Muitos pensam que os dentes de leite não necessitam de cuidados. Será? 

Segundo a Associação Brasileira de Odontopediatria, cuidar dos dentes de leite é fundamental e evita problemas futuros, como o atraso no nascimento dos dentes permanentes. Por isso, é importante realizar acompanhamento desde o Pré-Natal Odontológico (acompanhamento desde a gestação) e consultas regulares ao dentista infantil.  

Nessas consultas, o profissional de odontopediatria realiza cuidados preventivos, orientando sobre higiene, mastigação correta, desenvolvimento dos ossos, dentes permanentes, limpeza etc. 

Higiene bucal para que o dente da criança cresça espontaneamenteQUAIS OUTROS TRATAMENTOS BUCAIS MEU FILHO PODE PRECISAR? 

 

  • Limpeza e avaliação da presença de cáries e de outros problemas bucais); 
  • Laserterapia (para úlceras traumáticas, herpes, doença pé mão boca, trauma, estomatite); 
  • Tratamento de mordida cruzada e da falta de espaço para a erupção do dente permanente); 
  • Exodontia (exodontias simples — dentinhos de leite em fase final de reabsorção, próximo ao período de troca — e exodontias mais complexas, como dentes fraturados em decorrência de trauma; dentes anquilosados e extrações seriadas para tratamento ortodôntico). 
  • Tratamentos restauradores; 
  • Aplicação de flúor, verniz e selante. 

Entenda mais sobre os diversos tratamentos odontopediátricos. 

A IMPORTÂNCIA DE LEVAR A CRIANÇA AO ODONTOPEDIATRA 

Muitos pais têm dúvidas de quando levar o filho ao dentista, achando que só é necessário em caso de problemas já existentes. No entanto, é fundamental realizar consultas de rotina.  

A falta de prevenção e aprendizado de uma rotina de higiene bucal, consumo de alimentos corretos e orientação tanto aos pais quanto às crianças, faz com que a consulta odontológica se torne algo somente emergencial. Isso acaba resultando nos pequenos um certo receio quando se trata de ir ao dentista. 

 

VOCÊ SABIA? Muitos problemas bucais são comuns, e com consultas regulares ao odontopediatra, eles podem ser detectados e tratados rapidamente. 

COMO A BARINI KIDS PODE AJUDAR 

Um ambiente agradável e lúdico, que proporcione à criança confiança e fale sua linguagem, faz toda a diferença. O profissional deve ser experiente e especializado, para que o acompanhamento faça parte da rotina infantil.  Assim, a criança entende que a prevenção é o primeiro caminho e quando for necessário algum procedimento, ele terá o atendimento de um profissional em quem ele gosta e confia. 

Aqui na Barini Kids, o ambiente é exclusivamente preparado para os pequenos e a Tia Aline – Odontopediatra – prepara tudo com muito carinho para cuidar da saúde bucal do seu filho. Agende uma avaliação, será uma alegria recebê-lo! 

Dr. Pedro Barini especialista em ortodontia
Dr. Pedro Barini
Ortodontista
CRO-GO 3286

Perguntas Frequentes 

      1. Quanto tempo demora para nascer o dente do bebê? 

R: Os primeiros dentes começam a nascer por volta dos 6 meses, mas o organismo de cada criança é único, podendo ocorrer antes ou depois desse período. 

      2. Por que os dentes permanentes de algumas crianças não nascem? 

R: Pode ter várias causas e estar relacionado a hábitos como chupar o dedo, trauma (queda ou batida no dente de leite) e má higiene bucal. 

      3. O que fazer quando o dente da criança não nasce? 

R: O ideal é levar a um odontopediatra, que irá avaliar e indicar o tratamento correto. 

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Veja mais

Deixe seu Whatsapp que entraremos em contato com você

Agende Sua Avaliação