NOSSO BLOG

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Língua presa – tem tratamento?

Língua presa

Língua presa – tem tratamento? Descubra aqui!

A língua presa pode causar diversos problemas na fala e até na amamentação dos bebês. Por isso, muitos pais se perguntam se existe tratamento para a língua presa. Nesse artigo, vamos te mostrar a resposta.

BANNER Lingua Presa

O que é a língua presa?

Anquiloglossia – conhecida popularmente como língua presa – é uma condição em que o frênulo lingual, tecido que fica abaixo da língua e a conecta ao assoalho da boca, é curto demais para o tamanho ideal, interferindo na movimentação da língua.

Qual é a causa da língua presa?

Essa é uma anomalia de nascença que acomete até 6% da população, em sua maioria, do sexo masculino. Geralmente, ocorre por genética e se forma durante a gestação, mas em muitos casos, as causas não são identificadas.

Quais são os sintomas da língua presa?

Apesar de não possuir sintomas graves, alguns sinais podem ser notados, o que podem atrapalhar algumas funções. Os sintomas podem incluir:

  • Dificuldade para mamar, quando bebê;
  • Dificuldade para movimentar a língua para cima, para baixo e para os lados e colocar a língua para fora dos lábios;
  • Problemas na articulação das palavras;
  • Dificuldade para se alimentar após o nascimento dos dentes.

Quais consequências a língua presa causa?

Muitas vezes, pode parecer inofensiva, mas a língua presa pode causar consequências para o indivíduo nas diversas fases da vida. Quando bebê, pode dificultar a amamentação, provocando falta de peso ou falta de nutrição. Na infância e fase adulta, pode dificultar no aprendizado da fala e comunicação, além de interferir na alimentação. Ela também pode atrapalhar o desenvolvimento dentário, como aparecimento de diastema (espaço entre os dentes); além de causar problemas sociais, como bulliyng e dificuldades para se relacionar.

Como saber se meu filho tem a língua presa?

Geralmente, é identificada quando o bebê ainda é recém-nascido, por meio do teste da linguinha. Se não diagnosticado nessa fase, é importante ficar atento aos sinais e sintomas. Se identificados, é fundamental procurar um odontopediatra, que avaliará o caso e fornecer o diagnóstico.

Afinal, língua presa tem tratamento?

Nem todos os casos necessitam de intervenção, mas, quando necessário, principalmente quando afeta a fala e alimentação, o tratamento existe, além de ser simples e minimamente invasivo. Confira as opções:

Frenotomia

Esse procedimento pode ser realizado em qualquer idade, até mesmo em recém-nascidos, em consultório pediátrico. Consiste no corte do freio da língua, sem necessidade de anestesia. Quando apenas o corte não é suficiente, é recomendada a retirada total do freio lingual.

Laserterapia

Semelhante à frenotomia, esse procedimento também consiste no corte do freio lingual. A diferença é que é realizada com a utilização de laser, tornando a cirurgia mais simples e a recuperação mais rápida.

Frenuloplastia

Esse procedimento já é mais complexo e necessita de anestesia geral. Nele, o músculo da língua é reconstruído. Essa cirurgia é necessária quando esse músculo não se desenvolve corretamente devido à alteração no freio. Como é um processo mais complexo, é feito em ambiente hospitalar com anestesia geral e só é recomendado a partir dos 6 meses de idade.

Quais cuidados ter após o procedimento?

É possível que a região fique sensível, por isso, é indicado evitar alimentos quentes por uma semana, até a cicatrização completar. É importante, também, manter a higiene bucal, mesmo com desconforto na boca. Se necessário, o odontopediatra receitará o uso de enxaguante bucal e analgésico.

Qual profissional procurar para o tratamento de língua presa?

É recomendado procurar um odontopediatra, que é especialista no tratamento para língua presa. Se necessário, ele indicará a procura de outros especialistas, como pediatra e fonoaudiólogo. Na Barini Kids, a Dra. Aline Peres – odontopediatra – está preparada para atender os pequenos com muita atenção e cuidado. Agende uma consulta e traga seu filho para uma avaliação conosco. Leia também: Quando devo levar meu filho ao dentista? Dr. Pedro Barini especialista em ortodontia Dr. Pedro Barini Ortodontista CRO-GO 3286

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Veja mais

Deixe seu Whatsapp que entraremos em contato com você

Agende Sua Avaliação