NOSSO BLOG

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dente de leite tem raiz?

Criança sorrindo com dente de leite

Dente de leite tem raiz? Descubra a resposta para essa e outras dúvidas sobre os dentes dos pequenos

Os dentes de leite são importantes para a saúde bucal do seu filho, mas você sabe como cuidar deles? Muitos pais não sabem que os dentes de leite têm raiz e, por isso, precisam de cuidados especiais. Neste artigo, vamos mostrar como cuidar dos dentes de leite do seu filho para que eles cresçam fortes e saudáveis. Dente de leite

Dente de leite tem raiz?

 O dente de leite (dente decíduo) tem raiz sim, e é importante cuidar bem dele para que a saúde bucal do seu filho seja mantida. A raiz do dente de leite é mais curta que a do dente permanente, e o dentista irá ensinar a forma correta de escová-lo. Além da escovação, é importante passar fio dental diariamente nos dentes de leite do seu filho e levá-lo ao odontopediatra. Vamos ver mais sobre esse assunto.

Como é a formação dos dentes do bebê?

Os dentes de leite são os primeiros dentes do bebê a aparecerem, geralmente aos 6 meses de idade. São 20 dentes, 10 na parte superior e 10 na parte inferior da boca. Os primeiros a nascerem são os incisivos superiores (os da frente). Depois, vêm os incisivos inferiores, os caninos e, por último, os molares (traseiros). A formação dos dentes começa ainda na barriga da mamãe. Por volta da metade da gestação, as gengivas do bebê já estão formadas e começam a se desenvolver as raízes dos dentes. À medida que o bebê cresce, os dentes vão ficando mais fortes e grandes. Pode ocorrer casos em que os dentes não nascem espontaneamente e necessitam do cuidado odontopediátrico.

Qual a função dos dentes decíduos?

Os dentes decíduos são os primeiros dentes que surgem na boca de um bebê e são conhecidos popularmente como “dentes de leite”. Eles têm uma função muito importante: além de permitir que o bebê se alimente, os dentes decíduos mantêm o espaço para os dentes permanentes. Sem os dentes decíduos, os dentes permanentes não teriam espaço para se desenvolver e poderiam ficar tortos ou apinhados. Por isso, é muito importante cuidar dos dentes de leite do bebê para garantir o bom desenvolvimento dos dentes permanentes.

Por que os dentes das crianças caem?

Os dentes de leite caem para que os dentes permanentes possam nascer. A gengiva começa a se afastar dos dentes de leite para dar lugar aos dentes permanentes por baixo. À medida que os novos dentes empurram os dentes de leite, estes começam a cair.

Doenças que podem acometer os dentes de leite

Os dentes de leite são muito importantes para a saúde oral, mas às vezes podem sofrer com algumas doenças. Aqui estão algumas das principais doenças que podem afetá-los.

Cárie dental

 A cárie é uma doença muito comum nos dentes de leite. É causada pelo acúmulo de placa bacteriana e pela ingestão excessiva de açúcares. A cárie pode causar dor e desconforto, além de prejudicar a estética dos dentes.

Doença periodontal

A doença periodontal é uma inflamação das gengivas que pode causar dor, sangramento e inchaço. Se não for tratada, a doença periodontal pode evoluir para a perda óssea e até mesmo à perda dos dentes.

Pulpite

A pulpite é uma infecção da polpa dental, que é o tecido mole que se encontra no interior do dente. A pulpite pode ser causada pelo acúmulo de placa bacteriana ou por trauma dental. Os sintomas da pulpite incluem dor nas mordidas, sensibilidade aos alimentos quentes ou frios e inchaço da gengiva. Se não for tratada, a pulpite pode evoluir para um abscesso dental, que é uma infecção grave que pode afetar outras partes do corpo.

Trauma dental

Os traumatismos dentais são muito comuns em crianças e adolescentes. Podem ser causados por acidentes esportivos ou brincadeiras mal executadas. O trauma dental pode causar fraturas nos dentes ou na sua raiz, além de lesões nas gengivas e na boca em geral.

A importância de fazer a higiene bucal nas crianças

Os dentes de leite têm importância para a saúde bucal das crianças, pois são os primeiros dentes a surgir e ajudam na formação da arcada dental. A higiene bucal é importante para evitar que as crianças desenvolvam cáries e outros problemas na boca. A escovação dos dentes deve ser feita duas vezes ao dia, com um creme dental fluorado, e o uso do fio dental também é recomendado.

Como fazer a higienização correta dos dentes de leite?

A higienização dos dentes de leite é muito importante para a saúde bucal dos bebês e crianças. Para fazer a higienização correta, é preciso:

  • Escovar os dentes com uma escova macia e usar um creme dental infantil;
  • A escovação deve ser feita duas vezes ao dia, nas manhãs e à noite;
  • O uso de fio dental também deve ser feito;
  • Também é ideal é saber quando levar a criança ao odontopediatra.

Agora que você sabe que o dente de leite tem raiz e os cuidados que ele necessita, não deixe de cuidar dos dentes do seu filho! A Barini Kids oferece uma estrutura completa e personalizada para o tratamento odontológico infantil, ideal para que seu filho não tenha medo de ir ao dentista, com profissionais altamente qualificados para cuidar da saúde bucal da criançada. Venha nos visitar! Leia também: Primeira vez da criança no dentista – veja como será esse momento

 Dr. Pedro Barini especialista em ortodontia

Dr. Pedro Barini Ortodontista CRO-GO 3286

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Veja mais

Deixe seu Whatsapp que entraremos em contato com você

Agende Sua Avaliação