ALIMENTAÇÃO E MAU HÁLITO: PREVINA ESSE PROBLEMA
Convenhamos que o mau hálito é desagradável e pode prejudicar a convivência social e a autoestima de quem sofre com esse problema de saúde muitas vezes negligenciado. É claro que para tratar o mal pela raiz, é crucial consultar um dentista para identificar as devidas causas e propor tratamentos que vão resolver o problema a curto e longo prazo.
No entanto, muitos pacientes que têm tendência a desenvolver halitose, acabam não se aproveitando da interferência direta da alimentação no problema. Isso porque, apesar de alguns alimentos acentuarem o mau cheiro bucal, outros podem ajudar a preveni-lo, por atuarem como verdadeiros higienizadores.
Confira seis grupos de alimentos que vão te ajudar a evitar o mau hálito:
1- Maçã, cenoura e pepino
São conhecidos por realizarem uma verdadeira raspagem nos dentes, impedindo o acúmulo de bactérias. Vale comer com casca e tudo, além de completar a ação com o uso do fio dental.
2- Gengibre
Além de antioxidante e anticoagulante, essa raiz também é um adstringente natural, por estimular alguns processos digestivos. Assim, quem tem tendência a desenvolver mau hálito pode ter balinhas de gengibre sempre por perto para combater o problema.
3- Iogurte natural
A versão sem açúcar ajuda a reduzir os níveis de gás sulfídrico no organismo, uma das causas mais recorrentes do desenvolvimento da halitose.
4- Limão
Essa fruta tem alto poder adstringente e bactericida, eliminando bactérias presentes na boca e em todo o sistema digestivo. Então vale tomar o suco com pouco açúcar ou chupar uma pequena rodela (se conseguir, claro!).
5- Hortelã
Além de deixar um aroma agradável e frescor na boca, mastigar algumas folhas de hortelã acelera a digestão. Isso porque, quando a digestão é lenta, torna-se um terreno fértil para o mau hálito.
Tem mais alguma dica para acrescentar? Fique à vontade para deixar sua sugestão nos comentários e caso o problema persista, estamos prontos para te atender!
Siga a @bariniortodontia no instagram!
Dr. Pedro Barini Ortodontia CRO-GO 3286