NOSSO BLOG

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Qual a Importância da Contenção Ortodôntica?

Imagem com texto "Qual a importância da contenção ortodôntica?" e mulher jovem com uma contenção na mão.

Quem já usou aparelho nos dentes sabe — e quem ainda vai usar ainda descobrirá — que ao tirá-lo dos dentes e ver o sorriso perfeito traz uma ótima sensação, tanto pela beleza do sorriso quanto pelo alívio de ficar sem o aparelho. Porém, em muitos casos, será necessário utilizar a contenção ortodôntica. A boa notícia, é que ela não incomoda e pode ser crucial para manter o resultado alcançado. 

 

Continue lendo e descubra informações importantes sobre a contenção ortodôntica! 

Por que a contenção ortodôntica é importante? 

Você sabia que independentemente da posição dos seus dentes, do tempo de tratamento ortodôntico, e mesmo em quem nunca usou aparelho, muitas pessoas observarão mudanças na mordida e no alinhamento dentário em sua vida? 

Com isso, para as pessoas que já fizeram o alinhamento das arcadas dentárias, a contenção ortodôntica costuma ser indicada, já que ninguém deseja que os dentes voltem à posição que eram antes do tratamento. Daí a grande importância da contenção ortodôntica! 

Com relação às pessoas que já usaram aparelho, a movimentação pode acontecer de duas maneiras. Confira-as! 

Nos primeiros meses pós-tratamento 

A primeira ocorre principalmente nos primeiros 18 meses depois do tratamento com aparelho, sendo que em algumas pessoas os movimentos dos dentes para as posições originais podem acontecer de imediato. 

Com o envelhecimento e maturidade 

Neste caso, a movimentação se dá de forma mais lenta sendo devida ao envelhecimento e à maturação natural do corpo. Ou seja, quando ficamos mais velhos, a pele e os tecidos criam rugas e outras falhas. Com o tecido dos dentes não seria diferente e embora seja mais endurecido, ele também se modifica.  

Convém mencionar que dentes e ossos, ligamentos e fibras ligados a eles têm “memória”, fazendo com que a tendência de voltar à posição primária seja natural. Assim, os arcos dentários podem ficar mais curtos e estreitos, causando a chamada “ruga da boca”, além de outras transformações e problemas posicionais da dentição. 

Por esses dois motivos, se o seu ortodontista indicar o uso de uma contenção ortodôntica, siga a recomendação dele, para que seus dentes continuem alinhados depois da retirada do aparelho ortodôntico. 

Assim, é indispensável consultar com seu ortodontista com a frequência recomendada por ele para a realização do acompanhamento. 

Quais são os tipos de contenções ortodônticas? 

Existem dois tipos de contenção: removíveis e fixas. As móveis devem ser usadas na arcada superior, enquanto na arcada inferior elas podem ser fixas ou removíveis. Os contentores fixos podem ser colados atrás dos dentes ou na frente, e a escolha depende do tipo de recidiva a ser evitada ou amenizada. 

Entre os vários tipos de contenções removíveis, a Placa de Hawley é a mais conhecida. Sua função é manter os dentes na posição desejada. Em geral, ela deve ser usada enquanto o paciente está dormindo, mas seu uso também pode ser recomendado durante o dia, principalmente, quando a pessoa estiver em casa. Essa recomendação pode ser comum em casos de pessoas que têm apertamento, ou seja, que têm o hábito de apertar os dentes uns contra os outros durante o dia. 

Por que é preciso ter acompanhamento profissional durante o uso da contenção ortodôntica? 

O seu ortodontista poderá recomendar que, durante o uso da contenção — que pode ter um tempo mais ou menos definido ou ser para sempre —, você retorne periodicamente ao consultório. Isso é importante para que o profissional avalie se a contenção ortodôntica precisa de algum ajuste em sua dentição e fazer novas recomendações. 

Além disso, em caso de mal-estar e problemas no desenvolvimento dos dentes, não hesite em procurar seu ortodontista para orientações e avaliações. Por fim, é fundamental que você use o dispositivo corretamente e higienize-o segundo a recomendação do seu ortodontista. 

Agora, compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas aprendam a importância da contenção ortodôntica!  

Dr. Pedro Barini especialista em ortodontia Dr. Pedro Barini Ortodontista CRO-GO 3286

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Veja mais

Deixe seu Whatsapp que entraremos em contato com você

Agende Sua Avaliação