O aparelho estético autoligado dispensa o uso de borrachinhas e traz diversos benefícios: movimentação eficiente dos dentes, menor desconforto e cuidados simplificados.
Você já ouviu falar sobre o aparelho estético autoligado? É uma revolução no mundo da ortodontia, trazendo eficácia, conforto e estética ao tratamento. Imagine um aparelho que dispensa aquelas “borrachinhas” desconfortáveis e que oferece uma movimentação mais suave dos dentes, resultando em tratamentos mais rápidos e eficientes. É isso que esse aparelho faz!
Quer descobrir mais sobre os benefícios e como ele pode transformar sua experiência em tratamento ortodôntico? Continue a leitura!
O que é aparelho estético autoligado?
O aparelho estético autoligado é uma tecnologia avançada para tratamento ortodôntico com aparelho fixo. Isso porque, ele elimina a necessidade do uso das “borrachinhas” (ligaduras elásticas). Em vez delas, os fios do arco ortodôntico são ligados a bráquetes modernos, que vêm com estruturas que prendem o fio com um clique.
Com isso, ocorre uma diminuição considerável do atrito entre o bráquete e o fio do aparelho, permitindo que o dentista utilize forças mais leves sobre os dentes. Assim, o fio fará sua função com mais liberdade, permitindo resultados mais rápidos e eficientes a cada fio que for utilizado.
Quais são os benefícios do aparelho estético autoligado?
No tópico anterior, você já pode ver algumas das vantagens desse aparelho. Confira agora todos os benefícios.
Maior movimentação dos dentes e pouco atrito
O arco ortodôntico e a tampa dos bráquetes são feitas de metal, fazendo com que o atrito entre eles seja menor, garantindo uma movimentação maior dos dentes e com menos traumas.
Com isso, o aparelho se torna mais eficiente, especialmente em tratamentos que requerem uma maior expansão da arcada dentária, como em casos de mordida cruzada, desalinhamento dos dentes, dificuldades para engolir, entre outros.
Tempo de tratamento
A movimentação mais fácil ainda é capaz de diminuir o tempo do tratamento ortodôntico. Essa é uma grande vantagem, já que vários pacientes encontram no aparelho autoligado uma opção mais rápida com a mesma qualidade.
Mas quanto mais rápido é o tratamento?
Um estudo mostrou que tratamentos feitos com aparelhos autoligados foram cerca de 24,12% mais rápidos (em média até sete meses a menos) do que os realizados com os aparelhos tradicionais. A rapidez é observada, principalmente nas fases iniciais de nivelamento dos dentes.
Mais confortável
Graças ao menor atrito entre os bráquetes e o arco ortodôntico (fio), a força que o aparelho precisa fazer para movimentar os dentes é cinco vezes menor do que a necessária com o aparelho tradicional. Quanto menor a força para produzir o mesmo resultado, menos dor e desconforto o paciente sentirá.
Além disso, como a força é gradativa e a tensão é menor, e o formato do bráquete é mais arredondado e compacto, o dano à mucosa bucal é significativamente reduzido (ou inexistente). Isso também pode contribuir para uma menor sensibilidade do paciente em alguns casos.
Maior preservação dentária
No aparelho estético autoligado, a necessidade de extrações dentárias costuma ser menos frequente, já que o aparelho viabiliza uma maior expansão das arcadas dentárias.
Quando o cirurgião-dentista conhece bem a técnica, o aparelho também costuma dispensar o uso dos expansores – usados no céu da boca.
Mais higiênico
Por não ter as borrachinhas elásticas, este aparelho é naturalmente mais higiênico. Isso porque as ligaduras elásticas podem dificultar a limpeza dental e do aparelho, já que elas acumulam resíduos, favorecendo o aparecimento de placa bacteriana, tártaro e cáries se não higienizadas corretamente.
Ele ainda evita que, durante a limpeza, as borrachinhas rasguem e, com isso, soltem os arcos ortodônticos do aparelho, o que comprometeria a eficiência entre as consultas, prolongando o tratamento.
Mais estético
A ausência das borrachinhas, combinada com os bráquetes translúcidos e menores, proporciona ao aparelho uma estética significativamente melhor. O aparelho se torna menos perceptível, o que é particularmente apreciado por adultos que buscam uma opção de tratamento que não comprometa a aparência.
Quais cuidados ter com o aparelho estético autoligado?
Vale ressaltar que os cuidados com a limpeza bucal e com a alimentação são as mesmas de quem usa o aparelho tradicional.
- Evite alimentos duros e pegajosos
- Utilize escova comum de cerdas macias
- Use escova tufo para limpar áreas de difícil acesso
- Passe fio dental diariamente
- Vá às consultas de manutenção regularmente
Agora que você conhece os benefícios do aparelho estético autoligado, fica claro como essa tecnologia está transformando a experiência ortodôntica para melhor. Vimos que ele dispensa o uso de borrachinhas, proporcionando maior conforto e eficiência; além da redução do tempo de tratamento e melhor estética.
Se você quer saber se o aparelho estético autoligado é a escolha certa para o seu caso, agende uma avaliação na Barini Odontologia. Nossa equipe está pronta para oferecer orientação especializada, ajudando você a dar o próximo passo em direção a um sorriso mais saudável.
Dr. Pedro Barini
Ortodontista
CRO-GO 3286
FAQ
O que é aparelho estético autoligado?
O aparelho estético autoligado é uma tecnologia avançada para tratamento ortodôntico com aparelho fixo que dispensa o uso de borrachinhas, utilizando bráquetes modernos que prendem o fio do arco ortodôntico com um clique.
Quais os benefícios do aparelho estético autoligado?
Os benefícios incluem maior movimentação dos dentes com menos atrito, o que torna o tratamento mais eficiente, reduzindo o tempo necessário. Além disso, proporciona maior conforto para o paciente, menor necessidade de extrações dentárias, higiene mais fácil e uma estética mais discreta.
Quais cuidados ter com o aparelho estético autoligado?
Os cuidados incluem evitar alimentos duros e pegajosos, utilizar escova com cerdas macias e escova tufo para limpar áreas de difícil acesso, passar fio dental diariamente, além de comparecer às consultas de manutenção regularmente.