NOSSO BLOG

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Aparelho ortopédico dental removível: conheça os benefícios

Aparelho ortopédico dental removível

Aparelho ortopédico dental removível: conheça os benefícios

  O aparelho ortopédico dental removível é usado para corrigir problemas de mordida. Ele pode ajudar a alinhar os dentes, prevenir o atrito e aumentar o tamanho dos espaços interdentais. Pode ser feito de metal, plástico ou outros materiais, além de ser usado em crianças, adolescentes e adultos. Fique com a gente e conheça melhor os benefícios.

O que é um aparelho ortopédico dental removível?

Usado no tratamento de ortopedia funcional dos maxilares, esse aparelho ajuda a corrigir os desequilíbrios que existem no maxilar e na mandíbula e, consequentemente, alinhar os dentes. Ele é fabricado com o material certo para proporcionar o melhor conforto possível para o usuário e é removível para que o paciente possa se alimentar e limpá-lo facilmente. Os benefícios de usá-lo incluem corrigir a mordida, a presença de espaços entre os dentes, além de ser usado para ajudar a prevenir problemas ortodônticos futuros. Capa opcao 1 Copy

Quais são as diferenças entre um aparelho ortopédico dental e um aparelho ortodôntico?

Aparelhos ortopédicos dentais removíveis têm um propósito bastante diferente dos aparelhos ortodônticos. Enquanto os aparelhos ortodônticos visam alinhar os dentes, os ortopédicos tratam desequilíbrios e alterações musculares e ósseas da face. Geralmente são usados durante à noite, presos aos dentes superiores ou inferiores. A capacidade de removê-los diariamente ajuda a manter a alimentação e higiene bucal adequadas. Isso é especialmente importante para a saúde oral e geral.

Como funciona um aparelho ortopédico dental removível?

orthodontic removable retainer dental pink removable brace or retainer for teeth orthodontic in the hand Copy Esse aparelho é formado por ganchos, arcos, botões e outros dispositivos montados em placas de plástico ou metal, que trabalham juntos para mover a posição dos ossos e músculos da face. Eles estimulam a rede de neurônios sensoriais na região da boca, enviando a mensagem até o sistema nervoso central, que remodelará as estruturas de um sistema denominado estomatognático (gnatus = mandíbula). O tempo de utilização desse aparelho pode variar entre alguns meses e anos, dependendo de cada caso.

Quais problemas ele trata?

Vamos ver agora algumas indicações para utilizar esse aparelho. Ele visa tratar problemas ortodônticos, causados por má postura, desalinhamento dental ou por alguma lesão, como:

  • Desvio dentário;
  • Mordida errada;
  • Problemas na articulação temporomandibular (ATM).

Além disso, ele é usado para prevenir problemas ortodônticos graves no futuro, pois age diretamente no crescimento e posicionamento dos ossos da mandíbula e maxilar.

 

Para quem é indicado o aparelho ortopédico dental?

Não existe uma fase única em que esse aparelho pode ser usado, sendo recomendado para crianças, adolescentes e adultos. No entanto, seu uso na infância é mais indicado, por meio da ortodontia preventiva, pois ajuda a tratar desde cedo e prevenir problemas ortodônticos, evitando que mais tarde o paciente tenha problemas graves e precise de intervenções mais sérias, como cirurgias. Como ele é usado apara alinhar o crescimento ósseo, seu uso nas crianças é ideal, visto que os ossos da face ainda estão em formação. Apesar disso, ele também pode ser usado por adultos com disfunções relacionadas à musculatura da face, como:

  • Bruxismo;
  • Dores faciais;
  • Apneia do sono;
  • Zumbido no ouvido;
  • Dores de cabeça.

Quais são os benefícios de usar um aparelho ortopédico dental removível?

Os benefícios proporcionados ao utilizá-lo são muitos e incluem:

  • Melhora da posição da mandíbula e maxilar;
  • Correção de problemas de mordida;
  • Alinhamento dos dentes;
  • Diminuição de dores na face;
  • Melhora da força da arcada dentária;
  • Prevenção de problemas futuros.

Outras vantagens incluem uma melhor aparência, dentes mais saudáveis, menor risco de danos nos dentes, lábios e gengivas e redução de problemas de articulações temporomandibulares. O uso correto de um aparelho ortopédico dental removível pode melhorar a função dental para o paciente, além de ajudar a preservar a saúde bucal.

Cuidados que se deve ter com o aparelho

Para manter o aparelho ortopédico dental em dia, é necessário seguir as recomendações do ortopedista funcional dos maxilares, profissional que fará o tratamento e dará todas as orientações necessárias, que incluem:

  • Usar o aparelho pelo tempo correto e indicado;
  • Realizar a higiene bucal e do aparelho;
  • Quando retirá-lo, deve ser armazenado corretamente, evitando que ele se perca ou quebre.

Se você está buscando soluções para melhorar a sua mordida ou quer prevenir problemas ortodônticos nas crianças, o aparelho ortopédico dental removível pode ser uma excelente alternativa. Se você está interessado em saber mais sobre esse tipo de aparelho, agende uma consulta com a nossa equipe na Barini Odontologia. Leia também: Primeira vez da criança no dentista – veja como será esse momento

 Dr. Pedro Barini especialista em ortodontia

Dr. Pedro Barini Ortodontista CRO-GO 3286

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Veja mais

Deixe seu Whatsapp que entraremos em contato com você

Agende Sua Avaliação