Os dentes são importantes não apenas para a estética, mas para a saúde bucal. A má posição dos dentes pode causar problemas de mordida, dor nas articulações e até mesmo dor de cabeça. Os tratamentos ortodônticos corrigem a posição dos dentes e, consequentemente, previnem problemas orais.
A seguir, saiba quais problemas e doenças bucais o tratamento ortodôntico ajuda a prevenir.
O que é tratamento ortodôntico?
O tratamento ortodôntico é uma série de técnicas utilizadas para corrigir a posição dos dentes e dos ossos maxilares. Ele é realizado com a ajuda de aparelhos – como aparelhos fixos, móveis e alinhadores transparentes. Cada um deles tem indicações específicas e o tratamento é realizado de acordo com as necessidades do paciente.
Independente do tipo de aparelho usado, o tratamento ortodôntico também serve para prevenir diversos problemas orais, que veremos agora.
Prevenção de problemas estéticos
Quando a pessoa tem os dentes desalinhados ou desproporcionais, geralmente, fica insatisfeita com a sua aparência. A Ortodontia ajuda a corrigir esses problemas, que causam danos estéticos comuns e podem afetar a autoestima e o bem-estar geral do paciente.
Ela também é usada para prevenir espaço entre os dentes e malformações nas arcadas dentárias. Alinhando corretamente os dentes, é possível melhorar o aspecto estético e prevenir futuros problemas de insatisfação com a aparência.
Prevenção de complicações durante o crescimento
Você já ouviu falar em ortodontia preventiva?
Essa prevenção, geralmente, é feita na infância por meio de tratamento com aparelhos ortodônticos ou ortopédicos funcionais, utilizados para remodelar e redirecionar o crescimento dos dentes e dos ossos da face, para que assim, os dentes também possam se desenvolver de forma harmônica.
Alguns problemas que ela previne, são:
- Má oclusão dentária (posição dos dentes e dos maxilares);
- Mordida errada (aberta, fechada, cruzada);
- Prognatismo (queixo muito para a frente);
- Retrognatismo (queixo muito para trás).
Quando feita de forma correta e oportuna, a ortodontia preventiva pode evitar procedimentos longos e trabalhosos durante toda a vida do paciente, como usar aparelhos ortodônticos fixos, extrair dentes permanentes ou até mesmo realizar cirurgias – como a cirurgia ortognática, realizada para corrigir deformidades no maxilar.
Saiba mais sobre tratamento ortodôntico na infância
Prevenção de doenças bucais
Quando as posições dos dentes e da arcada dentária são corrigidas, é possível realizar a higienização bucal com maior eficiência, principalmente o uso de fio dental e escovação. Assim, fica mais fácil prevenir doenças bucais, pois a boa higiene contribui para uma boca saudável.
Além disso, os tratamentos ortodônticos ajudam a prevenir desgastes, envelhecimento e perda de dentes. Isso porque, cada dente possui uma função na boca, e se eles estiverem na posição correta, serão usados adequadamente na mastigação.
Benefícios de realizar tratamentos ortodônticos preventivo
Tratar problemas ortodônticos desde cedo – na infância e adolescência – traz benefícios para todas as fases da vida, inclusive a vida adulta. Entre as vantagens, podemos citar:
- Corrige problemas no crescimento dos ossos e músculos da face;
- Evita a necessidade de tratamentos mais complexos no futuro;
- Melhora a aparência e harmonia facial;
- Ajuda a solucionar dores orofaciais, como dores de cabeça e na mandíbula;
- Proporciona melhora na higiene bucal;
- Ajuda na formação dos dentes permanentes;
- Evita a perda de dentes;
- Melhora o funcionamento da articulação temporomandibular (ATM);
- Fortalece do assoalho bucal (músculos do “céu da boca”);
- Aumenta a autoestima e bem-estar.
Quando é mais aconselhável iniciar um tratamento ortodôntico?
Embora existam tratamentos ortodônticos para crianças e adultos, optar por realizá-los na infância é ideal para a prevenção de problemas orais.
No entanto, nunca é tarde para cuidar da saúde bucal. A Ortodontia na vida adulta também é muito importante, pois pode ajustar diversos problemas formados ao longo da vida, como o desalinhamento dos dentes e da mordida.
Mesmo que você não tenha realizado um tratamento ortodôntico preventivo, corrigir problemas já existentes também ajudará a prevenir doenças bucais, além de contribuir para a melhora da aparência e funcionalidades como fala e mastigação.
Se você deseja corrigir problemas ortodônticos e prevenir doenças bucais, faça uma avaliação com nossos profissionais de ortodontia na Barini Odontologia.
Quanto antes começar o tratamento, mais prevenido você estará, ajudando a manter a saúde bucal a longo prazo.
Dr. Pedro Barini Ortodontista CRO-GO 3286