NOSSO BLOG

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Meu filho quebrou o dente de leite – o que eu faço?

Meu filho quebrou o dente de leite – o que eu faço?

Meu filho quebrou o dente de leite – o que eu faço?

 

As crianças estão sempre brincando, correndo e se movimentando, por isso, é normal que algumas quedas e acidentes aconteçam. Mas, e se em uma situação assim surgir um dente de leite quebrado, o que você deve fazer? Vamos te mostrar como agir nessa situação, fique com a gente! Capa opcao 2 Copy 1

O dente de leite quebrou – o que devo fazer?

Por não terem muito conhecimento sobre a dentição, muitos pais ficam sem saber o que fazer quanto um dente de leite da criança quebra. Nesse momento, surgem muitas dúvidas imediatas, como: “Devo levar ao dentista?” “Devo dar algum remédio?” “O dente poderá ser recuperado?” Mas, calma! Veja quais são os primeiros socorros: – Antes de tudo, verifique toda a cavidade bucal para saber quais danos foram causados, como quebra ou perda do dente, gengiva inchada, cortes e sangramentos; – Se tiver sangramento, higienize o local e pressione com gaze umedecida; – Utilize compressa de gelo para diminuir a dor e o inchaço; – Se houve quebra parcial ou queda total do dente, conserve dentro de um copo com água ou soro fisiológico para levar ao odontopediatra, profissional especializado em cuidado bucal infantil; – Procure um odontopediatra o quanto antes possível para avaliar o caso e realizar o tratamento adequado.

O que não fazer com um dente de leite quebrado

É importante também saber o que não fazer, para não tomar atitudes precipitadas e que agravem a situação, portanto: – Não tente recolocar o dente no lugar; – Não jogue fora o dente quebrado; – Não administre remédios sem orientação de um profissional; – Não adie a ida ao odontopediatra.

O dente de leite quebrado vai ter conserto?

Cada caso deve ser avaliado pelo profissional de odontopediatria, mas na maioria dos casos, o dente tem conserto, sim. Alguns casos e soluções mais comuns, são:

  • Desgaste: nesse caso, o profissional pode apenas desgastar as extremidades dos dentes para deixá-las mais arredondadas. Esse procedimento, geralmente, é feito quando há uma pequena fratura ou lasca no dente.
  • Preenchimento com resina: também recomendado para pequenas fraturas, a parte do dente quebrada pode ser preenchida com resina, recuperando o formato natural do dente;
  • Pulpectomia: realizado quando há exposição da polpa do dente. Nesse caso, é necessário retirá-la total ou parcialmente e depois realizar uma restauração com resina;
  • Prótese: quando o dente não pode ser recuperado, a opção de prótese para criança pode ser utilizada para evitar o espaço aberto na boca até o nascimento do dente permanente.

Quais são os riscos de não tratar o dente de leite quebrado?

A fratura de um dente de leite pode ocasionar em certos comprometimentos para a saúde bucal da criança, principalmente se não for tratada corretamente. Capa opcao 1 Copy 1Algumas consequências, são:

  • Hemorragia interna;
  • Necrose;
  • Perda prematura do dente;
  • Alteração nos dentes permanentes.

 

Dicas para evitar fraturas em dentes de leite das crianças

Sabemos que as crianças são muito ativas e não é possível controlar todos os seus passos o tempo todo, mas alguns cuidados podem ser tomados para evitar quedas e fraturas nos dentes de leite. São eles:

  • Evitar que a criança suba em lugares altos sem supervisão ou equipamentos de proteção;
  • Acompanhar a criança em brinquedos como balanços e escorregadores;
  • Evitar que a criança ande em lugares molhados e escorregadios;
  • Não deixar a criança colocar objetos na boca;
  • Crianças que já praticam esportes podem utilizar um protetor bucal.

A importância da higiene bucal

Familiarizar a criança com os cuidados bucais é importante, tanto para a saúde bucal quanto para momentos de surpresas, como essas. Quando a criança já conhece a importância de cuidar dos dentes, será muito mais fácil ajudá-la em uma situação assim, mantendo-a calma e facilitando o cuidado do profissional, sem que ela tenha medo do dentista. Agora que você já sabe como agir em caso de fraturas, saiba quando levar seu filho ao dentista. Acesse e acerte na hora de cuidar da saúde bucal dos pequenos!

Dr. Pedro Barini especialista em ortodontia

Dr. Pedro Barini Ortodontista CRO-GO 3286

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Veja mais

Deixe seu Whatsapp que entraremos em contato com você

Agende Sua Avaliação