BRUXISMO INFANTIL: O PROBLEMA QUE AFETA MUITAS CRIANÇAS
O bruxismo infantil é um problema que afeta muita gente e isso não exclui as crianças. O hábito de ranger os dentes involuntariamente é também bem comum entre os pequenos. Por isso é importante agir para evitar que o problema prejudique o correto desenvolvimento dos mais novos. Sobre o bruxismo infantil, especialistas afirmam que ranger os dentes é comum até os seis anos de idade, já que a boca está aos poucos crescendo e acomodando os novos dentes. No entanto, o hábito deve ser observado e analisado por um especialista. Pois além da consequência para a boca e os dentes, o bruxismo também pode ser um reflexo de problemas emocionais.
Causas do bruxismo
O bruxismo infantil pode ser causado por ansiedade e stress decorrentes de diferentes situações às quais a criança é exposta. Costuma acontecer quando a criança tem rotina muito agitada ou uma mudança de rotina, como a chegada de um irmão, a separação dos pais ou uma mudança de escola, por exemplo. Além dos motivos emocionais, o bruxismo infantil também pode estar relacionado a diferentes problemas físicos, seja a má oclusão, ou mordida desalinhada, que pode ser provocada pelo uso excessivo de chupeta ou mamadeira, por exemplo, problemas de respiração como asma ou rinite, deficiências nutricionais ou até fatores hereditários.
Como tratar?
O bruxismo infantil pode ser tratado da mesma forma que o bruxismo em adultos. Através do uso da placa de bruxismo, sendo uma alternativa para minimizar o atrito entre os dentes superiores e inferiores. No entanto, a placa também pode interferir no desenvolvimento correto dos dentes da criança. Se o problema estiver relacionado ao alinhamento dos dentes ou à estrutura da bucal, pode ser necessário algum tipo de tratamento ortodôntico, como colocação de aparelho. Existem também algumas maneiras de tentar prevenir ou ao menos minimizar o bruxismo em crianças. Incentivar a mastigação desde pequenos é uma delas. Do lado emocional, tentar estabelecer uma rotina de atividades que não seja pesada para a criança pode ajudar. Estabelecer um ambiente tranquilo na hora de dormir também pode ser efetivo para diminuir a tensão da criança e evitar o bruxismo. De qualquer forma, a melhor maneira de saber o tratamento ideal para cada caso é consultar um especialista. Siga a @bariniortodontia no instagram e fique por dentro das novidades.
Dr. Pedro Barini Ortodontista CRO-GO 3286