O QUE É A CAMPANHA JULHO LARANJA
A campanha Julho Laranja foi criada com a finalidade de informar e sensibilizar a população sobre os cuidados ortodônticos precoces e a prevenção de problemas de oclusão dentária futura (posição dos dentes e dos maxilares). O principal público são as crianças, mas também estão incluídos nesse os pré-adolescentes e adolescentes que não tiveram acesso a tratamentos odontológicos e ortodônticos corretamente na infância.
QUANDO LEVAR A CRIANÇA AO ORTODONTISTA PARA A PRIMEIRA AVALIAÇÃO?
Muitos pais não sabem o momento ideal de levar a criança ao ortodontista, por isso, acabam adiando essa decisão por acharem que ainda é muito cedo.
Segundo o ortodontista Dr. Pedro Barini, a primeira avaliação deve ser com 6 anos de idade, assim, o especialista pode planejar quando e o que será feito, evitando a necessidade de tratamentos mais complexos no futuro, como cirurgias, extrações e até mesmo implantes!
QUAIS TRATAMENTOS ORTODÔNTICOS OU ORTOPÉDICOS SÃO REALIZADOS NA ORTODONTIA PREVENTIVA?
Ainda na primeira infância, antes da troca dos dentes decíduos (dentes de leite) pelos dentes permanentes, o ortodontista deve realizar o diagnóstico de má-oclusão, e o uso do aparelho ortodôntico pode se fazer necessário, podendo ser realizado com aparelho removível, aparelho ortodôntico convencional ou Invisalign First.
Na Barini Odontologia, o Dr. Pedro Barini é um cirurgião-dentista especializado em ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares. Com vasta experiência e mais de 15 mil pacientes atendidos, também é membro da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial – ABOR – uma instituição que representa renomados especialistas da Ortodontia.
CONSEQUÊNCIAS DA MÁ-OCLUSÃO DENTÁRIA EM CRIANÇAS
Uma pesquisa realizada em 2010 sobre ocorrências de má-oclusão, mostrou que aproximadamente 86% das crianças, entre 6 e 10 anos, tem algum problema de oclusão dentária. Segundo a pesquisa, a prevalência desses problemas de oclusão é superior às lesões de cáries e perda dentária precoce.
Além disso, outros problemas podem ocorrer devido à má-oclusão dentária, como bruxismo, disfunção da articulação temporomandibular, alterações de crescimento, fratura nos dentes, dentre outros.
A pesquisa ainda mostrou que cerca de 73% dos casos poderiam ter sido tratados com a ortodontia preventiva. Nesse cenário, cabe ao ortodontista e ao odontopediatra, trabalharem na prevenção do desenvolvimento da oclusão.
Os principais tipos de má-oclusão em crianças, são: mordida cruzada anterior, mordida cruzada posterior, mordida profunda e atresia maxilar. É preciso identificar o agente causador dessa má-oclusão e sentir se a criança tem maturidade para colaborar com o tratamento precoce.
Por isso a Campanha Julho Laranja reforça a importância da ortodontia em crianças, pois, além de cuidar da saúde bucal ainda na fase infantil, promoverá esse cuidado quando se tornarem adultos, evitando outros problemas e tratamentos mais complexos no futuro.
OUTROS PROBLEMAS GERADOS PELA MÁ-OCLUSÃO
Apneia do Sono
Engana-se quem acredita que o trato ortodôntico é somente sobre a correção dentária e estética. A má-oclusão causa diversos outros distúrbios que afetam diretamente a saúde e o bem-estar das crianças.
Neste cenário, por exemplo, o ortodontista atua auxiliando no tratamento do distúrbio do sono e da respiração oral. Essas irregularidades afetam diretamente o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças. O ronco durante a infância não deve ser visto com naturalidade ou de forma cômica, assim como com episódios de apneia do sono.
A apneia obstrutiva do sono resulta em sonolência diurna, falta de concentração, com baixo rendimento escolar e estresse. Esses sintomas são muitas vezes confundidos com a Síndrome do Déficit de Atenção, que leva a criança a passar por um tratamento equivocado. Aparelhos ortopédicos, por exemplo, podem tratar a apneia obstrutiva do sono e seus sintomas de forma simples, econômica e sem efeitos colaterais.
Bullying
A campanha Julho Laranja leva em consideração também a promoção da autoestima e bem-estar psicológico emocional, pois além da saúde bucal, é essencial a saúde integral. Pesquisas recentes mostraram que alterações bucais, como espaços exagerados entre os dentes, ausência de dentes e a má-oclusão, são motivos recorrentes de bullying entre crianças e adolescentes.
Sabe-se que o bullying causa diversas consequências negativas e contribui diretamente para o desenvolvimento de doenças emocionais e psicológicas, que levam ao isolamento, baixo rendimento escolar, desânimo, crises de ansiedade entre outros quadros.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) desenvolveu metas para a promoção de saúde mental com estratégias preventivas. Instrumentos utilizados pela OMS que mensuram a qualidade de vida dos indivíduos, atestaram que o tratamento ortodôntico melhora os índices de qualidade de vida e bem-estar de saúde mental de crianças e adolescentes.
Por isso, é fundamental que as crianças façam as consultas regularmente ao dentista e ao ortodontista, mesmo que ainda não tenham nascido todos os dentes. Além de criar um hábito saudável, influencia diretamente nos cuidados da saúde bucal para o resto da vida, prevenindo diversos distúrbios odontológicos na adolescência e na fase adulta.
A BARINI APOIA O JULHO LARANJA
A Barini apoia a Campanha Julho Laranja e há 3 anos – desde o seu lançamento – participa pela luta à prevenção de problemas ortodônticos em crianças e adolescentes.
20 MIL PACIENTES TRATADOS, FINALIZADO E DOCUMENTADOS
Na Barini Odontologia, o Dr. Pedro Barini é um cirurgião-dentista especializado em ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares. Com vasta experiência e 20 mil pacientes atendidos, também é membro da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial – ABOR – uma instituição que representa renomados especialistas da Ortodontia.
Veja abaixo o vídeo do Dr. Pedro Barini ressaltando os benefícios de iniciar um tratamento ortodôntico precoce e como isso influencia significativamente na saúde das crianças e adolescentes.
A BARINI KIDS
A Dra. Aline Peres – odontopediatra da Barini Kids – ressalta que é fundamental que na primeira consulta ao dentista, a criança sinta-se confortável e segura durante todo o tempo, para que ela consiga se adaptar ao ambiente e ficar familiarizada com o profissional, de forma que não desenvolva nenhum trauma que dificulte os cuidados com a higiene bucal e possíveis tratamentos no futuro.
A Barini Odontologia conta com um espaço totalmente dedicado aos cuidados da saúde bucal das crianças e tem excelentes profissionais, além de uma estrutura preparada para trazer o conforto, segurança e diversão para as crianças.
Dr. Pedro Barini Ortodontista CRO-GO 3286