NOSSO BLOG

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dentes pequenos: conheça as causas e os tratamentos estéticos disponíveis

você tem dentes pequenos? Conheça as causas e os tratamentos estéticos na Barini Odontologia

Ter os dentes pequenos é muito comum, existem muitas pessoas que procuram o consultório odontológico para corrigi-los. Seja por estética ou estética gengival.

Além da estética, os dentes pequenos podem causar dificuldades para mastigação, por isso a necessidade de tratamento.

E nada melhor fazer procedimentos para realçar nossa beleza e fazer com que a gente se sinta bem, não é?

Os dentes pequenos podem ser um grande incômodo, entretanto há solução, e atualmente, existem quatro  tratamentos para este caso.

Quer saber mais sobre dentes pequenos e como corrigi-los? Continue a leitura deste post que vamos explicar tudo para você. Confira!

Quais são as causas dos dentes pequenos?

Como dissemos mais acima, é muito comum encontrar pessoas com dentes pequenos, e podem existir várias causas para isso.

Pode ser desde a desproporção no espaço entre os dentes e a gengiva até mesmo crescimento ósseo ou gengival em excesso.

Fatores genéticos também podem ser a causa para os dentes pequenos. Abaixo vamos explicar melhor cada um deles.

Crescimento gengival em excesso

O crescimento gengival em excesso também é conhecido como sorriso gengival alto. Podemos definir este sorriso quando boa parte da gengiva fica exposta quando sorrimos.

As causas podem variar. Às vezes o paciente tem a boca maior e mais aberta, com um sorriso mais largo naturalmente.

Mas quando se trata dos dentes, eles podem ter um tamanho considerado normal, a diferença é que a gengiva cobre boa parte deles por conta do seu prolongamento.

O resultado é uma ilusão criada por parte da gengiva que cobre os dentes e dá a entender que os dentes são menores.

A estética gengival é um procedimento que  favorece a diminuição da gengiva aumentando assim a altura do dente.

Genética

O código genético influencia em vários aspectos do nosso corpo, e a genética também pode influenciar na formação de dentes pequenos.

O problema a ser abordado aqui é o tamanho dos dentes em relação à estrutura da boca, ou seja, quando eles não acompanham o tamanho real.

Neste caso o problema não é somente estético, geralmente as pessoas com dentes pequenos têm dificuldades de mastigar da forma correta, pois o encaixe dos dentes pode ser afetado por essa diferenciação.

O tratamento para os dentes pequenos relacionados à genética tem o tratamento diferente ao sorriso gengival.

Lesão ou desgaste dentário

Além das causas citadas acima, alguns casos como acidente e infecções na região dos dentes podem influenciar no desgaste dos dentes.

Isso compromete o tamanho deles, o que os deixam desiguais. Lembrando que este problema não está relacionado à formação da arcada, podem ou não se encaixar no caso de dentes curtos.

Mas os tratamentos para solucionar este problema podem ser parecidos com os tratamentos utilizados em pacientes que possuem dentes pequenos.

Quais são os tratamentos indicados?

O  tratamento depende da causa dos seus dentes curtos. Entretanto, podemos citar 4  tratamentos disponíveis para este problema.

Vamos conhecê-las:

1. Gengivoplastia – cirurgia gengival

A cirurgia gengival é considerada estética e é uma cirurgia para a retirada de excesso do tecido gengival.

Como explicamos mais acima, os dentes não são pequenos em alguns casos e sim a gengiva que cobre boa parte deles.

Para realizar a cirurgia é necessário fazer uma avaliação completa sobre o seu caso, pois cada paciente tem um problema específico e às vezes o que é indicado para uma pessoa não é indicado para você.

Este tratamento estético auxilia na modelagem das bordas da gengiva, deixando-as arredondas e o paciente com o sorriso perfeito.

A gengivoplastia é um procedimento  simples que pode ser realizado com anestesia local.

Além disso, o pós-operatório requer cuidados simples como uma alimentação mais adaptada e higiene bucal.

2. Faceta de porcelana

As facetas de porcelana são indicadas para pessoas que tem algum dano nos dentes, e também pode ser indicado para quem tem dentes pequenos.

Esta técnica consiste em colocar laminados protéticos nos dentes para que eles fiquem maiores.

Os laminados são específicos para cada pessoa, ou seja, é um serviço personalizado. O resultado disso são dentes naturais e simétricos.

Para isso, procure um profissional especializado e de confiança, já que é necessário ter um planejamento, por parte do dentista, para definir o tamanho e o formato das facetas.

É importante lembrar que é um tratamento definitivo, pois em alguns casos, é necessário fazer um desgaste no esmalte dos dentes para o encaixe perfeito da prótese.

3. Prótese cerâmica

A prótese cerâmica é uma ótima solução se o seu problema não está relacionado à gengiva, além de evitar uma cirurgia.

A prótese cerâmica ou fragmento cerâmico é bem parecido com as facetas de porcelana e as lentes de contato.

Elas precisam ter as medidas corretas e são colocadas sobre os dentes, e diferente das facetas cerâmicas, não é necessário desgastar os dentes para fazer este procedimento.

As próteses de cerâmica também precisam ser personalizadas, ou seja, feitas sob medida.

O material utilizado para esta prótese também é diferente. A cerâmica usada é a feldspática, um tipo muito delicado.

4. Lentes de contato

As lentes de contato são parecidas com a faceta de porcelana e também com a prótese cerâmica.

A diferença é na espessura das lentes, que medem entre 0,2 e 0,5 mm, são mais finas e proporciona um resultado muito melhor.

As lentes de contato dental também precisam ser fabricadas de forma exclusiva, e para que a estética fique ainda mais bonita é possível alterar a cor do esmalte, deixando os dentes mais brancos.

Este tipo de procedimento também exige o desgaste do esmalte, por serem muito finas.

As lentes de contato dental também é um tratamento definitivo, como as facetas de porcelana, não podem ser retiradas, somente em caso de algum dano.

Cada tratamento tem suas vantagens e desvantagens, por isso é necessário identificar a causa dos dentes pequenos e procurar uma clínica odontológica para fazer uma análise do seu problema.

Gostou de saber mais sobre dentes pequenos e as soluções para este problema? Então saiba mais sobre os procedimentos aqui! 

Dr. Pedro Barini – CRO GO 3286

Dr. Pedro Barini – CRO GO 3286

Com mais de 30 anos de experiência, Dr. Pedro Barini é especialista em Ortodontia, Ortopedia Facial e Ortopedia Funcional dos Maxilares. Membro ativo da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (ABOR) e da Associação Brasileira de Ortopedia dos Maxilares (ABOM), além de certificado como Invisalign Doctor. Ao longo de sua carreira, Dr. Pedro já tratou mais de 22 mil pacientes, com índice de satisfação de 98%. Criador do Protocolo Individualizado de Tratamentos, é reconhecido por sua dedicação à excelência em Odontologia.

CONHEÇA MAIS SOBRE O AUTOR
Dr. Pedro Barini

Dr. Pedro Barini

Dr. Pedro Barini – CRO GO 3286
Com mais de 30 anos de experiência, Dr. Pedro Barini é especialista em Ortodontia, Ortopedia Facial e Ortopedia Funcional dos Maxilares. Membro ativo da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (ABOR) e da Associação Brasileira de Ortopedia dos Maxilares (ABOM), além de certificado como Invisalign Doctor. Ao longo de sua carreira, Dr. Pedro já tratou mais de 22 mil pacientes, com índice de satisfação de 98%. Criador do Protocolo Individualizado de Tratamentos, é reconhecido por sua dedicação à excelência em Odontologia.

CONHEÇA MAIS SOBRE O AUTOR
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Veja mais

Deixe seu Whatsapp que entraremos em contato com você

Agende Sua Avaliação