NOSSO BLOG

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Meu filho não tem espaço para os dentes permanentes nascerem – o que devo fazer?

Quando uma criança está perto do período de nascimento dos dentes permanentes, é importante haver espaço suficiente para que eles sejam acomodados corretamente. No entanto, algumas crianças não têm espaço adequado para todos esses dentes. Isso pode levar a problemas dentários e ósseos. Então, o que fazer nesses casos? 

Existem diversos tratamentos disponíveis na odontologia para tratar esse problema. Vamos conhecer? 

menina ruiva em pé com a mão no queixo sobre fundo rosa olha para o lado pensativa Por que algumas crianças não têm espaço para os dentes permanentes nascerem? 

O dente decíduo, também conhecido como “dente de leite”, é o primeiro conjunto de dentes que aparece na boca de uma criança, por volta dos seis meses. À medida que a criança cresce, seus “dentes de leite” caem naturalmente para dar espaço aos dentes permanentes, que estão em desenvolvimento abaixo deles, por volta dos 6 ou 7 anos. Ao final desse período, a criança terá um total de 32 dentes permanentes. 

Porém, em alguns casos, a criança pode não ter espaço suficiente para os dentes permanentes, e existem algumas razões para isso acontecer. 

Tamanho da mandíbula 

Em alguns casos, a mandíbula da criança pode não ser grande o suficiente para acomodar todos os dentes permanentes. Isso pode levar à falta de espaço e ao apinhamento dos dentes. 

Má oclusão 

A má oclusão é um problema em que os dentes superiores e inferiores não se encaixam corretamente quando a boca está fechada. Isso pode ser causado por diversos fatores, como hábitos orais, problemas de crescimento da mandíbula, entre outros, e pode impedir que os dentes permanentes encontrem espaço para nascer. 

“Dentes de leite” retidos 

Se um “dente de leite” não cai quando deveria, ele pode bloquear o caminho dos dentes permanentes, impedindo-os de nascerem. 

Hábitos orais 

O uso prolongado de chupetas, mamadeiras e a sucção do dedo polegar podem causar o desalinhamento dos dentes e a falta de espaço na boca. 

Quais tratamentos podem ser feitos quando a criança não tem espaço para os dentes permanentes?  

A primeira coisa a ser feita é consultar uma odontopediatra. Esse profissional avaliará a situação e determinará o que deve ser feito para abrir espaço para o nascimento dos dentes permanentes, indicando o tratamento adequado. Veja quais são eles: 

menina deitada sobre cadeira de dentista tendo dentes examinados Extração de dentes decíduos 

Um dos tratamentos para abrir espaço na boca é a extração de dentes decíduos (“dentes de leite”). No entanto, essa opção só deve ser considerada em casos extremos e após uma avaliação cuidadosa pela odontopediatra. Ela é indicada nos casos em que os dentes decíduos não caem sozinhos, o que pode impedir o nascimento dos dentes permanentes.  

 

Tratamento ortodôntico 

Também pode ser recomendado o uso de aparelhos ortodônticos para abrir espaço para os dentes permanentes. Esses aparelhos podem ser usados para expandir o arco dentário e criar mais espaço na boca, além de ajudar a mover os dentes para suas posições corretas, se necessário. 

Tratamento ortopédico 

A ortopedia funcional dos maxilares é um tratamento realizado, especialmente em crianças, visando redirecionar o crescimento dos ossos e músculos da face, fazendo com que os dentes permanentes tenham espaço para se acomodar adequadamente na boca. 

Os aparelhos ortopédicos são removíveis e devem ser indicados por um ortopedista funcional dos maxilares. 

Cirurgia 

Outro tratamento que pode ser usado para abrir espaço para os dentes permanentes é a expansão cirúrgica do palato (“céu-da-boca”). Esse procedimento é, geralmente, realizado em casos em que o palato é muito estreito para acomodar os dentes. Durante a expansão cirúrgica do palato, um aparelho é colocado na boca do paciente para, gradualmente, expandi-lo e criar mais espaço. 

Quais as consequências de não tratar a falta de espaço? 

As complicações de não consultar uma odontopediatra para avaliar se há espaço suficiente para os dentes permanentes podem ser graves. Quando esses dentes não têm espaço suficiente para irromper corretamente, eles podem ficar impactados (presos sob os dentes adjacentes) ou erupcionar na posição errada. Isso pode levar a problemas dentários, como: 

  • Cáries;  
  • Doença periodontal; 
  • Abscessos dentários; 
  • Perda óssea; 
  • Deformidades faciais. 

Além disso, a falta de espaço pode levar a problemas estéticos e de autoconfiança. Dentes tortos ou desalinhados podem afetar a aparência do sorriso e a autoestima, causando um impacto negativo na qualidade de vida. Isso ocorre tanto na infância quanto na fase adulta, afetando a interação social e profissional. 

É possível prevenir a falta de espaço para os dentes permanentes? 

Sim! A ortodontia preventiva é uma grande aliada! 

É muito importante que as crianças consultem um odontopediatra desde cedo, antes mesmo do nascimento dos dentes. Isso pode ajudar a prevenir problemas dentários e ósseos, como a falta de espaço na boca. 

Além disso, os cuidados preventivos, como a escovação adequada dos dentes e o uso de fio dental, podem ajudar a prevenir diversas outras doenças bucais, como a cárie dentária e a doença periodontal, mantendo a saúde bucal em dia. 

menina negra em pé sobre fundo azul olha para a frente e sorri É importante lembrar que o acompanhamento odontológico é essencial para identificar precocemente a falta de espaço para os dentes permanentes e garantir que o tratamento adequado seja realizado, evitando complicações mais graves no futuro. 

 

A Barini Kids oferece um atendimento especializado, com tratamentos para prevenir e tratar a falta de espaço para os dentes permanentes e outros cuidados bucais, garantindo a saúde dos pequenos, em um espaço lúdico e divertido. 

Agende uma consulta na Barini Kids e traga seu filho para conhecer a Tia Aline – odontopediatra.  

Estamos esperando por ele! 

Dr. Pedro Barini especialista em ortodontia
Dr. Pedro Barini
Ortodontista
CRO-GO 3286

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Veja mais

Deixe seu Whatsapp que entraremos em contato com você

Agende Sua Avaliação