NOSSO BLOG

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mantenedor de espaço infantil

A odontopediatria é uma área fundamental da odontologia. É nessa fase que os primeiros cuidados com dentes acontecem, fazendo com que a dentição futura e a saúde bucal na idade adulta sejam muito mais saudáveis. É nesse momento que surgem os mantenedores de espaço infantil. Eles apresentam várias vantagens se usados enquanto os dentes permanentes ainda não nasceram. Continue lendo e entenda! BannerE mail MantenedorEspaco Abril

O que é mantenedor de espaço ortodôntico?

Um mantenedor de espaço infantil — ou espaçadores — é um aparelho utilizado na odontologia infantil para ajudar a manter o espaço adequado entre os dentes permanentes em crescimento. Ele é muito usado quando um dente de leite é perdido precocemente. Este aparelho de acrílico ou metal pode ser removível ou cimentado na boca da criança. Sua finalidade é manter o espaço para que o dente permanente nasça no lugar correto. Nestes casos, os dentes adjacentes podem começar a se mover para preencher o espaço vago, levando a problemas que aparecerão com o tempo, como:

  • impedimento da erupção anormal dos dentes permanentes.
  • o apinhamento dos dentes;
  • oclusão (encaixe dos dentes);
  • mordida cruzada;
  • e outros problemas ortodônticos.

Qual a função do mantenedor de espaço infantil?

O mantenedor ortodôntico infantil se encaixa na boca e mantém o espaço aberto para que o novo dente (o permanente) tenha espaço suficiente para crescer. Existem diferentes tipos de mantenedores de espaço, incluindo fixos e removíveis, bem com o tipo de uso dependente das necessidades específicas do paciente. É importante que o mantenedor de espaço seja utilizado pelo tempo indicado pelo dentista, para garantir que o espaço seja mantido até que o dente permanente se desenvolva completamente.

Qual é a importância do uso dos mantenedores de espaço infantil?

A importância dos mantenedores dentais está em evitar a ocorrência dos problemas mencionados, garantindo um desenvolvimento adequado da dentição e da mordida da criança. Além disso, o uso de mantenedores dentais pode ajudar a evitar a necessidade de tratamentos ortodônticos mais complexos e caros no futuro. Portanto, é essencial que os pais estejam atentos às orientações dos dentistas pediatras em relação à necessidade de uso de mantenedores dentais e sigam rigorosamente as recomendações quanto à higiene e manutenção desses dispositivos.

Quais são os tipos de mantenedores de espaço odontológicos?

Existem 6 tipos de mantenedores de espaço infantil para o crescimento adequado dos dentes. Confira-os!

1. Fixo

Este tipo de mantenedor é anexado aos dentes adjacentes com um fio ou banda e é usado para manter o espaço de um dente que foi perdido.

2. Removível

Trata-se de uma prótese parcialmente removível que é usada para manter o espaço de um dente perdido. Ela é geralmente usada quando o dente perdido é o último dente na arcada e não há outros dentes para anexar um mantenedor fixo.

3. Unilateral

É utilizado quando um dente é perdido em um lado da boca. Ele é anexado apenas aos dentes de um lado da boca.

4. Bilateral

Este tipo de mantenedor é usado quando um dente é perdido em ambos os lados da boca. Ele é anexado a estes dentes.

5. Fixo com expansor

Esse modelo é usado quando há um espaço limitado na boca da criança. Ele é anexado aos dentes adjacentes e inclui um expansor para ampliar o espaço.

6. Ortodôntico

Neste caso, ele é usado em conjunto com um aparelho ortodôntico para manter o espaço dos dentes enquanto o aparelho é usado.

Quais os cuidados necessários com o mantenedor de espaço?

Para cuidar do mantenedor de espaço ortodôntico, é importante seguir as seguintes recomendações!

Escovação

Quem usa mantenedor de espaço ortodôntico deve escová-lo diariamente com uma escova dental de cerdas macias e pasta de dente com flúor, que ajuda a evitar a sensibilidade dental. Certifique-se de limpar todas as partes do aparelho, sempre com muita leveza nos dentes que estão com a borracha.

Fio dental

Use o fio dental diariamente para remover qualquer resto de alimentos ou placa bacteriana que possa ter se acumulado, mas não use nos dentes com mantenedores, para que o fio não enrosque no espaçador.

Evite alimentos pegajosos

Alimentos pegajosos, como caramelos e chicletes, podem se prender ao mantenedor de espaço ortodôntico e dificultar a limpeza. Tente evitar esses alimentos ou, se os consumir, escove os dentes e o aparelho imediatamente após.

Evite alimentos duros

Alimentos duros, como pipoca e nozes, podem danificar o mantenedor de espaço ortodôntico. Tente evitar esses alimentos ou consumi-los com cuidado.

Visite seu ortodontista regularmente

Seu ortodontista irá verificar a manutenção do espaço ortodôntico e realizar os ajustes necessários. Certifique-se de agendar consultas regulares de acompanhamento. Seguindo essas recomendações, você pode garantir que o mantenedor de espaço infantil do seu filho seja mantido limpo e em perfeito estado! Agora, entre em contato e agende uma consulta com um ortodontista da nossa equipe!

Dr. Pedro Barini especialista em ortodontia

Dr. Pedro Barini Ortodontista CRO-GO 3286

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Veja mais

Deixe seu Whatsapp que entraremos em contato com você

Agende Sua Avaliação